Comemorações do Dia Mundial do Teatro

Comemorações do Dia Mundial do Teatro

2017

  • 'Ensaio para uma cartografia' de Mónica Calle no TNDM II
     'Ensaio para uma cartografia' de Mónica Calle no TNDM II

A 27 de março assinala-se mais um Dia Mundial do Teatro. Para celebrar a data, o Teatro Nacional D. Maria II preparou uma programação especial de entrada livre, a Junta de Freguesia de Carnide assinala a data com uma homenagem a uma das grandes atrizes do teatro português, Maria do Céu Guerra; e o Teatro da Trindade propõe uma visita guiada, leituras de novos textos dramáticos portugueses e um debate.
 

  • CARNIDE HOMENAGEIA
  • MARIA DO CÉU GUERRA

É já um hábito da freguesia de Carnide assinalar o Dia Mundial do Teatro com a homenagem a uma personalidade das artes de palco. Este ano, a atriz e encenadora, e diretora d’A Barraca, Maria do Céu Guerra, é a grande protagonista, com a inauguração, dia 25, pelas 15 horas, de uma escultura no Largo das Pimenteiras. Pouco depois, no edifício sede da Junta de Freguesia de Carnide, abre ao público uma exposição sobre a atriz que, recentemente, o grande público viu brilhar nas telas de cinema em Os Gatos Não Têm Vertigens, de António Pedro Vasconcelos. O filme será exibido a 28 de março, no Centro Cultural de Carnide, às 21h30, numa sessão especial com a presença do realizador e de parte do elenco.
 
Ainda em Carnide, o Espaço Bento Martins estreia, a 25 de março, às 17h, a performance As palavras que te habitam, coproduzido pela Associação Boutique de Cultura, concebido para a homenagem a Maria do Céu Guerra. O espetáculo voltará a ser representado a 26 e 27 de março.
 

  • UM DIA EM CHEIO
  • NO D. MARIA II 

Uma segunda-feira como nunca se viu! O Teatro Nacional D. Maria II abre as portas e convida o público a entrar, a sentir e a ver teatro. Logo pelas 14 horas, Helena Barbosa guia os visitantes pela exposição Teatro em cartaz: A coleção do D. Maria II, 1853-2015. Em sessão dupla, às 16h e às 19h, a Sala Garrett apresenta o espetáculo de Romeo Castellucci Ethica. Natura e origine della mente. E, pelas 20 horas, o controverso autor e encenador italiano estará à conversa com o público e com José Tolentino de Mendonça.
 
Entretanto, já o dia deu lugar à noite, e há ainda dois espetáculos a subir aos palcos do D. Maria II: às 21h, Tiranossauro Rex - Procedimento básico de memorização e esquecimento de Alex Cassal; e às 21h30, Ensaio para uma cartografia de Mónica Calle.
 
De sublinhar que todos os eventos são de entrada livre mediante o levantamento de bilhetes, na bilheteira do Teatro, a partir das 10h30.
 

  • NOS 150 ANOS DO
  • TEATRO DA TRINDADE

É um teatro histórico de Lisboa e muitas são as estórias que ali se podem contar. E, no Dia Mundial do Teatro, quem melhor do que José Carlos Barros, cenógrafo e antigo diretor artístico e técnico do Trindade, para o fazer. A visita começa às 16 horas e requer marcação prévia.
 
Mas a celebração continua no Trindade com a apresentação do vídeo O Teatro na Fundação INATEL nos últimos 20 anos, seguido de debate entre Fernanda Mira Barros, das Edições Cotovia; Rodrigo Francisco, da Companhia de Teatro de Almada; e Sebastiana Fadda, do Centro de Estudos de Teatro, a propósito da publicação de textos dramatúrgicos no mercado livreiro português (a partir das 17h30).
 
Às 19 horas, no Salão Nobre, distinguem-se os vencedores do 20.º Concurso INATEL-Teatro Novos Textos, com os atores André Gago e Teresa Sobral a lerem excertos de alguns dos textos premiados em anteriores edições. A fechar, a atriz Lia Carvalho procederá à leitura da mensagem oficial do Dia Mundial do Teatro, este ano da autoria da attriz francesa Isabelle Huppert.  FB

Formulário de procura

OP'17