Festas de Lisboa'17

Festas de Lisboa'17

Em junho, um mar de encontros

No ano em que Lisboa é a Capital Ibero-Americana da Cultura, era inevitável que as Festas ficassem mais “calientes”. O Concerto de Aranjuez pela Orquestra Gulbenkian na Praça do Comércio e a noite Soy Loco por Ti América nos jardins do Museu de Lisboa comprovam-no. As Festas continuam a dar-nos música com dias dos Coros de Verão, o Com'Paço nos Restauradores, o Baila Comigo Lisboa e os Gipsy Kings participam do Concerto de Encerramento. Só não leve a expressão “encerramento” muito à letra, porque a programação se espraia até julho e agosto. A festa continua rija e, este ano, até sai do armário.
 

  • Um arraial que é um orgulho

Para quem vê do alto, Lisboa vira um grande arraial em junho. Da Vila Berta ao Parque das Nações, a cidade arrebita-se com cores, música e fumo de churrasco. Espreite a programação da secção Assente Arraiais nas Festas mas não perca o Grande Arraial de Benfica, que acontece na Alameda Padre Álvaro Proença e tem um alinhamento de luxo: Quim Barreiros (dia 22), D.A.M.A.(dia 23), Anaquim e Carminho (dia 24) e Sérgio Godinho (dia 25), sempre às 22h.

Este ano, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Associação ILGA Portugal assinaram um protocolo expressamente para o Arraial Lisboa Pride 2017 e para contribuir para a “promoção da igualdade”. Chamam-lhe “a grande festa arco-íris”: o maior evento Lésbico, Gay, Bissexual, Trans e, pela primeira vez oficialmente, Intersexo de Portugal tem entrada livre e aberta a todas as pessoas. Mesmo. No Terreiro do Paço, dia 24 de junho, das 16h às 4h.
 

  • Lisboa a marchar

A capital raramente é tão colorida como quando os seus bairros desfilam Avenida da Liberdade abaixoA noite em que as cantorias rimam com sorrisos de orelha a orelha acontece a 12 de junho, com arranque às 21h, e tem três marchas convidadas: Leiria, Quarteira e Viseu. Os marchantes de Lisboa inteira prepararam-se o ano todo para esta noite e contribuem para fazer a cidade brilhar. A exibição no Pavilhão MEO acontecem nos dias 2, 3 e 4 de junho, sempre às 21h30. Este ano, a Grande Marcha de Lisboa 2017 leva o título Lisboa, Mar de Encontros.
 

  • Valha-nos o Santo António

O padroeiro tanto dos objetos perdidos ou dos amores encontrados é recriado nas exposições de rua, em vários locais, com os Tronos de Santo António que os alfacinhas lhe dedicam, num concurso cada vez mais participado, para ver nos dias 3 e 4 de junho. Outra forma de expressão popular de afeto, a procissão anual que lhe é dedicada, sai às 17h do dia 13 de junho da Igreja de Santo António de Lisboa. Também dali se organiza um programa para a família inteira, o Selfie Paper de Santo António com partida às 15h, no dia 10. E o mesmo vale para a Corrida de Santo António, que arranca do Rossio no dia 3 de junho, às 20h30. A correr passaram também os 59 anos sobre os Casamentos de Santo António, instituídos em 1958, e que voltam a ter lugar no dia 12 de junho na Sé de Lisboa e nos Paços do Concelho (cerimónias religiosas e civil, respetivamente, mas sempre com a benção antonina).
 

  • Fado também é Festa

Este ano, as noites de Fado no Castelo de São Jorge deixam-se contagiar pelas toadas do Flamenco (Fado Es Volver com Ana Sofia Varela e António Serrano, dia 8, às 22h), do Chorinho (Um Choro de Fado com Marco Rodrigues e Edu Miranda, dia 9, às 22h) e do Tango (El Gordo Triste, com Ricardo Ribeiro e Daniel Schvetz, dia 10, às 22h). As entradas, para maiores de 6 anos, custam 5 euros.

Os mais pequenos também são convidados a Brincar aos Fados, a 1 de junho, às 17h30, no museu da canção de Lisboa, com um livro ilustrado que propõe uma leitura do fado a partir dos bairros históricos da cidade. Com Joana Amendoeira, Mafalda Arnauth, Carlos Leitão e Rodrigo Costa Félix. O Museu do Fado dá ainda a ver, entre os dias 1 e 30 (das 10h às 18h), a exposição Fados de Carlos Saura.

[texto de Manuela Costa | ilustrações de Nuno Saraiva]

Relacionado

Selfie Paper de Santo António

Crianças › Visitas Guiadas
10 jun/17
Maiores de 6 anos

Santo António, o Milagreiro!

Visita com oficina

Crianças › Artes
4 jun/17
Maiores de 4 anos
Lg. de Santo António à Sé, 22
1100-499 Lisboa

Baila Comigo Lisboa

Festas de Lisboa'17

Música › Espetáculos
1 jul/17
Baixa Pombalina
1100-038 Lisboa

Formulário de procura