André Saraiva

André Saraiva

Mural de azulejo

Ar livre
Artes › Exposições › Azulejaria

O artista de origem portuguesa, conhecido no meio artístico e da street art como André, Mr. A ou Monsieur André, é o autor de um vasto número de obras que têm vindo a ser reconhecidas e expostas em vários museus e galerias de arte contemporânea do mundo, entre as quais se inclui uma exposição realizada no MUDE, em 2014. 

O Jardim Botto Machado em Lisboa, localizado junto à Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, foi o local escolhido para receber o mural de azulejos pintados à mão pelo artista luso-francês. Com uma área total de 1011.1 m2 e 188 metros de comprimento, o extenso mural foi coberto com elementos coloridos, contrastantes e descomprometidos, que definem o seu estilo gráfico irreverente. O painel foi fabricado pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, seguindo técnicas e métodos de produção artesanais, e pintado à mão pelo artista também naquele espaço, resultando numa peça única composta por 52738 azulejos. 

O desenho de André Saraiva no mural propõe uma “reinterpretação” da cidade de Lisboa, representada através das cores e do desenho que caracterizam o trabalho do artista. Passado e presente misturam-se, tal como algumas referências a outras capitais mundiais onde o artista vive e trabalha. O céu e o Tejo são o pano de fundo, representados pelos tons branco e azul, distintivos da cidade de Lisboa. Reconhecem-se, entre outros marcos da cidade, o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a Ponte 25 de Abril, o Elevador de Sta. Justa ou a Praça de Touros do Campo Pequeno, juntamente com Mr. A, personagem que André Saraiva criou nos anos noventa e que rapidamente se espalhou pelas ruas de várias cidades europeias.  André foi o primeiro a pintar uma personagem com esta tipologia em vez do tradicional tag que era a principal marca dos artistas de arte urbana nos anos 90. 

Local

Relacionado

La Vie en Rose

André Saraiva no MUDE

Formulário de procura

Natal em Lisboa

Continuam

Visita Livre ao Arco Triunfal da Rua Augusta

Ar livre

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros

Bicicletada

Ar livre, Visitas Guiadas