Armindo Cardoso

Armindo Cardoso

Heróis, Povo e Paisagem Chilena

Artes › Exposições › Fotografia
4 mar a 7 mai/17

Armindo Cardoso (Porto, 1943) é um fotógrafo português que, depois de muitas aventuras salazaristas, se viu obrigado a sair de Portugal, corria o ano de 1965.

Sem documentos, fui para Paris, onde iniciei a minha formação como fotógrafo. Comprei uma Laika em segunda mão e comecei a fotografar as ruas da cidade. Acabei por montar o meu próprio laboratório na casa de banho. Depois de ter testemunhado o histórico maio de 68 na capital francesa, o fotógrafo acabou por, no ano seguinte, partir para o Chile, onde começou o seu trabalho como fotojornalista.

Naquele país, Armindo documentou momentos históricos decisivos da História universal, como as transformações sociais, económicas e políticas no Chile antes e depois da morte de Salvador Allende. Acompanhei o governo de Allende de uma forma muito pessoal  e, em 1971, cheguei a viajar com o presidente a Temuco, onde tive a minha primeira aproximação à comunidade Mapuche. Quando Fidel Castro visitou o Chile, acompanhei-o durante 15 dias, acrescenta.

Mas em 1973, aquando do golpe de estado, a revista Chile Hoy, para a qual Armindo colaborava, foi completamente destruída. Eu ainda consegui enterrar duas caixas de negativos num jardim de uma casa de pessoas conhecidas, em Santiago, e refugiei-me na embaixada da Venezuela, relembra. Estive lá três meses, até o governo francês me ter dado asilo político.

Entretanto, as caixas foram resgatadas pelo adido cultural de França no Chile e levadas para Paris em 1974. No ano seguinte, Armindo Cardoso regressou a Portugal. A exposição que agora apresenta no Museu Arpad Szenes – Veiria da Silva reúne mais de 60 fotografias a preto e branco que mostram paisagens chilenas, retratos de artistas, políticos e intelectuais, bem como grandes manifestações populares por todo o Chile. 

Local

Praça das Amoreiras, 58
1250-020 Lisboa

Relacionado

Formulário de procura

Património e Natureza

Continuam

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros