Canções para Revoluções

Canções para Revoluções

Abril em Lisboa 2017

Música › Espetáculos
24 abr/17

Segunda, às 21h30

Canções para Revoluções nasce a partir da existência de um património comum aos povos ibero-americanos – a canção de intervenção, uma forma de expressão artística e musical intimamente ligada a momentos de grandes transformações sociais. Este espetáculo reúne um repertório representativo da música de intervenção – desde a revolução mexicana (no início do séc. XX), passando pela guerra civil de Espanha (na década de 1930), pela revolução cubana (década de 1950), pelos processos de resistência em países como o Chile, Argentina e Brasil (segunda metade do séc. XX), ou da revolução dos cravos em 1974.

Este imenso repertório é apresentado num único espetáculo e arranjado para orquestra sinfónica – Orquestra Metropolitana de Lisboa – e coro – Lisboa Cantat. Sem que se perca a eficácia das mensagens e das melodias simples e diretas, os novos arranjos de autoria de Pedro Moreira conferem uma outra dimensão a canções como “Coro da Primavera” de José Afonso, “Cálice” de Chico Buarque, “Todo Cambia” de Mercedes Sosa ou “Hasta Siempre” de Carlos Puebla.

A interpretar as canções estará um elenco de cantores composto por nomes da música popular – António Zambujo, Lura, Sílvia Perez Cruz e Vitorino – e do canto lírico – Marina Pacheco (soprano) e Mário Alves (Tenor). Participam ainda os instrumentistas Pedro Jóia, Alexandre Frazão e Norton Daiello. A direção musical é assegurada pelo Maestro Cesário Costa e a direção artista está a cargo de Luís Varatojo.

Informações Úteis

Entrada livre

Local

Baixa Pombalina
1100-038 Lisboa

Formulário de procura

Até 31 de maio

Continuam

TRAGÉDIA + TEMPO

Cinema, Literatura, Música, Teatro
9 jan a 8 jul/17

Magasessions

Música › Espetáculos
26 fev a 21 mai/17

Wagner e o Teatro

Teatro › Cursos/Encontros
15, 22 mar e 22 jun/17