Cidade Gráfica

Cidade Gráfica

Letreiros e Reclames de Lisboa no século XX

Artes › Exposições › Outras
26 nov/16 a 18 mar/17

Para que não nos esqueçamos dos reclames e dos letreiros que vão desaparecendo das fachadas lisboetas, o Convento da Trindade recebe a exposição Cidade Gráfica até dia 18 do próximo mês. A mostra, inserida na programação MUDE FORA DE PORTAS, reúne mais de 70 peças e encontra-se organizada por tipologias de materiais, onde as tabuletas de vidro, metais e portas guarda-vento são seguidos por letreiros de néon, divididos e agrupados por estilos de letras.

Porque a identidade visual é tão importante como o urbanismo e arquitetura, o MUDE quer contribuir para a preservação de um património gráfico que faz parte da memória cultural comum a todos os portugueses. Com esta exposição, procura-se analisar a evolução deste meio de comunicação e publicidade, em grande parte relacionado com o design, mas também com a arquitetura e o urbanismo.

A mostra conta com a colaboração do projeto Letreiro Galeria do casal de designers Rita Múrias e Paulo Barata, uma iniciativa que procura preservar letreiros comerciais e industriais desativados, considerando-os património cultural e memória gráfica da cidade e que, desde 2014, tem vindo a recolher estes letreiros e néones pelas ruas de Lisboa. 

Local

Rua Nova da Trindade, 20
Lisboa

Formulário de procura

Continuam

Encontro do Grupo dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros
1º sábado do mês

Cursos Anuais

Artes › Cursos / Encontros
Out/16 a jul/17

VANGUARDAS E NEOVANGUARDAS NA ARTE PORTUGUESA SÉCULOS XX E XXI

Artes › Exposições › Coletivas
Até 17 jun/17