Desenhar o Outono por Trilhos de Monsanto

Desenhar o Outono por Trilhos de Monsanto

Ar livre
21 out/17: 8h45

Um dia de desenho de campo, passeio e convívio no Parque Florestal de Monsanto, com piquenique incluído. Em cenários de bosque ou com vista sobre o Tejo, a ilustradora Sara Simões propõer registos para praticar técnicas de desenho com grafite, caneta e aguarela. Também paraticipa o arquitecto Álvaro Costa, assíduo explorador dos recantos de Monsanto, que partilhará o seu conhecimento acerca da história, da arquitetura e da magia deste espaço natural da cidade de Lisboa.

Dirigido a todos os interessados em desenhar ao ar livre e que consigam caminhar pequenos percursos fáceis. Não é necessária experiência prévia em desenho e/ou aguarela, mas é necessário levar material.

PROGRAMA: 

8h45 - Ponto de encontro: acesso à Alameda Keil do Amaral pela Estrada do Alvito.

9h - Anfiteatro Keil do Amaral
Introdução acerca do Parque Florestal de Monsanto pelo arquitecto Álvaro Costa. Introdução à proposta de desenho de campo pela ilustradora Sara Simões.

9h30 - Caminhada até ao miradouro. Recolha de objetos naturais que podem ser desenhados mais tarde (amêndoas, cápsulas de eucalipto, ramos, etc.)

10h - Miradouro Keil do Amaral.
Primeira proposta de desenho: paisagem. Os participantes podem escolher entre desenhar uma vista sobre o Tejo ou um pedaço da floresta. Primeiro vamos aprender a enquadrar um pedaço da paisagem e a registá-lo na proporção correta com grafite. Depois iremos fazer um estudo a aguarela das cores que encontramos na paisagem, procurando compreender quais os pigmentos, misturas e níveis de diluição mais adequados para traduzir as cores que encontramos.

13h - Piquenique no Parque de Merendas da Alameda Keil do Amaral.

14h - Ida até Montes Claros (a viagem é feita nos veículos dos participantes).  

14h30 - Segunda proposta de desenho: árvores e objetos naturais recolhidos. Vamos desenhar uma árvore à nossa escolha, tendo atenção à sua proporção, tipo de copa, padrão de crescimento e textura da folhagem. Os participantes terão também a oportunidade de desenhar alguns objetos naturais recolhidos.

18h - Despedida 

 

Informações Úteis

terradagua@terradagua.pt

Inscrições abertas até 16 out/17

Preço: 40€ (caminhada + formação + almoço + seguro)

Dependendo das condições climatéricas e das características do grupo o programa pode ser ajustado. 

Material necessário: caderno de desenho (200g no mínimo), lápis de grafite HB e 6B, apara-lápis, borracha (branca ou borracha-pão), marcador(es) de ponta fina fino preto(s), aguarelas, papel absorvente para limpezas, pincel com depósito (waterbrush) ou pincéis redondos e frasco leve para água. Opcional: lápis de cor, lápis ou canetas brancos.

Equipamento necessário: chapéu, cantil, lanche, calçado confortável para caminhar em terreno irregular, roupa prática e respirável, agasalho, impermeável leve se houver previsão de chuva. 

Local

Mata de Monsanto - Serra de Monsanto

Formulário de procura

Natal em Lisboa

Continuam

Visita Livre ao Arco Triunfal da Rua Augusta

Ar livre

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros

Bicicletada

Ar livre, Visitas Guiadas