DOMINGOS SEQUEIRA

DOMINGOS SEQUEIRA

Pintor de História

Artes › Exposições › Pintura
Até 12 mar/17

Treinado em Roma como pintor de História, no período entre 1791 e 1807, Domingos António de Sequeira abordou, sobretudo, episódios medievais, ligados à gesta dos primeiros reis de Portugal, quase sempre comissionado pela Casa Real, com destino a Mafra ou ao novo palácio da Ajuda. Levadas para o Brasil pela família real, em 1807, muitas destas obras mantêm-se por localizar.

As obras, que ficaram conhecidas através de diversos estudos preparatórios, permitem um contacto com o método de trabalho de Domingos Sequeira e reconstituem uma faceta pouco conhecida da obra do artista, o que a torna numa das páginas mais intrigantes da arte portuguesa na viragem do século XVIII para o século XIX.

De origem modesta, Domingos António de Sequeira é, para muitos, o primeiro dos românticos portugueses. Em 1802 o príncipe regente, futuro D. João VI, nomeia-o primeiro pintor de câmara e corte. Fica também encarregado de produzir com o seu rival,  Vieira Portuense, pinturas decorativas para o Real Palácio da Ajuda, na altura ainda em construção.

Local

Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

Formulário de procura

Património e Natureza

Continuam

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros