Esta Grande Época

Esta Grande Época

Os Últimos Dias da Humanidade

Teatro › Espetáculos
12, 15 e 20 jan/17

Quinta, às 21h | domingo, às 16h | sexta, às 21h

TNSJ. Karl Kraus, autoria; Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso, encenação; Ana Mafalda Pereira, Andreia Ruivo, António Durães, Benedita Pereira, Diana Sá, João Cardoso, Joana Africano, João Castro, João Lourenço, Mafalda Canhola, Marcello Urgeghe, Maria Inês Peixoto, Miguel Loureiro, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Raquel Cunha, Rita Pinheiro, Sara Barros Leitão, Teresa Arcanjo e Tiago Sarmento, interpretação.

Génio irado mas compassivo, Karl Kraus mergulhou no pandemónio da Grande Guerra (1914-1918) e de lá regressou com duas centenas de cenas da "humanidade em decomposição”. Os Últimos Dias da Humanidade (1915-1922) é uma crónica desses dias sangrentos que viram nascer a era da industrialização da morte, da mentira, da estupidez. Mas é também, e sobretudo, um laboratório de escrita experimental a que alguém já chamou a "obra-prima submersa do teatro do séc. XX”. Um teatro da citação, da repetição, da montagem, numa palavra, do contraste: personagens e documentos "reais” são vivificados pela imaginação satírica do autor, a atrocidade anda de mãos dadas com a futilidade. 

Depois da estreia, em outubro, no Teatro Nacional São João, os encenadores Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso instalam agora este "horror risonho” na plateia do D. Maria II. 

Local

Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

Relacionado

Os Últimos Dias da Humanidade

Triptico de Klaus Kraus estreia no D. Maria II

Formulário de procura

Abril em Lisboa

Continuam

Parque à Vista

Teatro › Espetáculos
Estreia 15 set/16

E agora quem é que manda?

Teatro › Espetáculos
29 out/16 a 27 mai/17

Expressão Dramática

Teatro › Cursos/Encontros
Ano letivo 2016/2017