Feira da Luz

Feira da Luz

Feiras
26 ago a 24 set/17

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projecção.

No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Em 1929, com o estabelecimento da linha de elétricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de setembro. Desde 1992, a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz. 

A Feira da Luz é, atualmente, organizada pela Junta de Freguesia de Carnide. O programa contempla toda a família com animação de rua, teatro, exposições, artesanato, música e ranchos populares, oficinas, danças tradicionais, desporto, um concurso de fotografia e a procissão de N. Sra. da Luz. 

Informações Úteis

217 121 330/931 462 248 (Junta de Freguesia de Carnide)
anossajunta@jf-carnide.pt
Local: Largo da Luz

Formulário de procura

Continuam

Feira da Ladra

Feiras
Ter e sáb: 9h-18h

LxMarket

Feiras
Dom: 11h-18h

Mercado do CCB Novo & Antigo

Feiras
1º dom do mês: 10h-19h