Férias no Palácio Nacional da Ajuda

Férias no Palácio Nacional da Ajuda

Férias de Natal 2017

Crianças › Outros
18 a 22 dez/17
6-12 anos

segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30

Para os mais pequenos férias são férias, e se juntarmos um toque de magia palaciana, serão férias que não se esquecem!

PROGRAMA

  • Vê, toca e cheira! – Jogo de sentidos

Um Palácio não é só feito de pedra e madeira simples! Tem materiais de várias cores, madeiras de várias árvores e múltiplos tecidos. Todos juntos criam um mundo de cheiros que podemos cheirar, de cores que podemos ver, texturas que podemos tocar… Junta-te a nós e vem explorar o mundo dos sentidos num jogo que te vai permitir conhecer de que materiais um palácio é feito!
Dias: 18 de dezembro | Horário: 9h30 – 12h30

  • Miró por um dia! – Atelier de Pintura

Desde muito novo que Joan Miró sabia que a arte era a sua vida e o que queria fazer quando fosse grande. Para isso teve de trabalhar muito, estudar as técnicas de pintura e fazer muitos exercícios… Neste dia também tu podes experimentar algumas das técnicas usadas pelo artista e quem sabe… levar para casa a tua mais recente obra-prima!
Dias: 18 de dezembro | Horário: 14h – 17h30

  • Biblioteca dos Reis! – Visita à Biblioteca da Ajuda e atelier de trabalhos manuais

Alguma vez entraste numa biblioteca antiga?! Tão antiga que para consultar alguns livros é necessário usares luvas…. O cheiro que apresentam é diferente de tudo o que já cheiraste! Assim é na Biblioteca da Ajuda, onde a Ciência e a História decoram as paredes com livros grandes e pequenos, repletos de conhecimento. Vem visitar a Biblioteca e depois faz o teu próprio livro para encheres de aventuras fantásticas!
Dias: 19 de dezembro | Horário: 9h30 – 12h30

  • A “magia” dos Vitrais – Atelier de trabalhos manuais

Vermelhos, azuis, amarelos! Muitas são as cores que decoram os vidros das janelas deste paço real. Quando o sol bate, os seus desenhos espalham-se pelas salas, dando alegria a este palácio! Faz também tu o teu próprio vitral colorido, escolhe as tuas cores e desenhos e depois deixa o sol “pintar” a tua casa!
Dias: 19 de dezembro | Horário: 14h – 17h30

  • Um Palácio de Origamis – Atelier de trabalhos manuais

Sabias que a arte do Origami vem do Japão? Vem explorar o Palácio e aprender através de peças oriundas deste país e das histórias que esta casa real nos conta, a criar animais, monstros e figuras de fantasia. Experimenta com simples folhas, brancas ou coloridas, e quem sabe se não passas a ser um Mestre do Origami!
Dias: 20 de dezembro | Horário: 9h30 – 12h30

  • Artesãos da Rainha! – Atelier de trabalhos manuais

Oferecer prendas é tão bom! Para o pai ou para a mãe, avô ou avó, o que interessa é que sejam feitas com carinho e alegria! Junta-te a nós no Palácio, inspira-te nas grandiosas salas e nas bonitas peças e cria a tua própria oferta, digna de qualquer rei e rainha de Portugal!
Dias: 20 de dezembro | Horário: 14h – 17h30

  • Esculturas contadoras de histórias – Jogo de Pistas

O que é uma escultura?! De que materiais pode ser feita? Sabes que uma escultura pode contar histórias: histórias de amor, alegria ou guerra?! De olhos bem abertos entra nesta aventura e vem descobrir as histórias que as esculturas do Palácio da Ajuda nos contam, através de um jogo de pistas que te levará a conhecer o soldado, o bebé real, ou o caçador… Preparado?
Dias: 21 de dezembro | Horário: 9h30 – 12h30

  • Materiais de Miró… – Atelier  de trabalhos manuais

Um pintor pinta, um escultor esculpe e um artista faz tudo isso… e muito mais! Assim era Joan Miró! Com bocados de paus, madeira, cordas e tecidos, fazia obras que ainda hoje impressionam todos. Tu também podes ser um “pequeno” Miró e fazer a tua própria obra de arte com os materiais que usamos todos os dias. Claro que uma ida à exposição e ao palácio darão a inspiração necessária a todos os novos artistas…
Dias: 21 de dezembro | Horário: 14h – 17h30

  • Miró em ponto grande! – Atelier de pintura tamanho grande

O artista Joan Miró não trabalhou apenas em simples folhas de papel ou telas pequenas. Aliás, um dos sonhos dele era ter uma grande sala de trabalho para fazer grandes quadros! Com diferentes técnicas de pintura e colagem, fazia os seus trabalhos e deixava a sua imaginação correr. Junta-te a nós e a outros artistas de “palmo e meio” e todos juntos vamos pintar a nossa própria obra de grandes dimensões!
Dias: 22 de dezembro | Horário: 9h30 – 12h30

  • Há “Monstros” no Palácio! – Atelier trabalhos manuais

“Monstros” andam à espreita no palácio… no teto, nas pinturas, nas esculturas…em todo o lado podemos sentir a sua presença, os seus olhos a olharem para nós… Olhos?! Alguns nem olhos têm! E também não são monstros! São outros seres imaginários que decoram e embelezam estas paredes. Vem também tu fazer a tua criatura, mete “mãos na massa” e deixa o mundo dos sonhos inspirar-te!
Dias: 22 de dezembro | Horário: 14h – 17h30

Informações Úteis

Valor por Atelier (manhã ou tarde): €8,5 | Desconto de 20% num 2º irmão
Podem fazer a inscrição por atelier
Nº mínimo de participantes: 6 
Contacto: geral@timetravellers.pt

Local

Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa

Relacionado

Férias de Natal 2017

Atividades para os mais novos

Formulário de procura

Natal em Lisboa

Continuam

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista

Crianças › Visitas Guiadas
2016/2017
8-12 anos

Festa de Anos no Teatro

Crianças › Festas de Aniversário
Até aos 12 anos

Peças de Teatro: as colecções do museu

Crianças › Visitas Guiadas
Grupos escolares