josé almeida pereira

josé almeida pereira

Simulabor

Artes › Exposições › Outras
22 set a 11 nov/17

Ter a sáb: 11h-19h

  • Créditos Luís Palma
     Créditos Luís Palma

Esta é a primeira mostra individual que o artista realiza na Galeria Graça Brandão, embora já aqui tenha participado em exposições coletivas.

Os modelos desta exposição são imagens de pinturas figurativas, de outros tempos, representações do esforço e da actividade física (Tiziano, Vermeer, Millet). A abstração radical e geométrica do início do século XX é igualmente convocada, um projeto incompleto, que visou libertar os humanos das amarras e convenções investidas aos sentidos pelo status quo (Ilya Chashnik, Malevitch e El Lissitzky). Estas referências visuais, aparentemente antagónicas, são pretextos para construir pinturas de agora ou espectros de um devir, a transformação que um mundo de ecrãs poderá insinuar ao real.

A exposição é complementada com a presença de obras de Cristina Regadas (Porto, 1977) e de Max Fernandes (Guimarães, 1979). A introdução na exposição do trabalho destes artistas representa uma ampliação dos motivos para expor. Onde principia e acaba a autoria? Todas as obras que se expõem foram criadas paralelamente, sem conhecimento mútuo. A vontade de as ver juntas vem da constatação das relações demasiadamente coincidentes para poder evitar um diálogo.

Local

Rua dos Caetanos, 26 A
1200-079 Lisboa

Formulário de procura

OP'17

Continuam

Lisboa Story Centre

Artes

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros