José Pedro Croft

José Pedro Croft

Artes › Exposições › Escultura, Gravura
Até 14 jul/17

O Grupo Fidelidade vai encerrar o ciclo de exposições da Coleção António Cachola com uma mostra de José Pedro Croft que conta curadoria de Delfim Sardo.

O ciclo de exposições da Coleção António Cachola no Chiado8 encerra, ao fim de dois anos, com uma mostra individual de José Pedro Croft, um dos artistas mais representados na coleção.

Na obra de José Pedro Croft há uma migração de procedimentos entre a sua prática escultórica, o desenho ou a gravura, parecendo que o artista trabalha sistematicamente constelações de temáticas nas quais os procedimentos quase cinematográficos de corte, montagem e acoplagem convocam as memórias do uso dos dispositivos do mundo.

A memória transformou-se na sua matéria essencial de trabalho, embebida nas obras nas marcas de uso e transformação, propondo ao espectador, destinatário assumido do seu processo criativo, um exercício que remete da experiência física e espacial das suas peças para um campo energético muito mais poderoso e ancestral.

Na escultura de José Pedro Croft existe, para lá da ausência de narrativas e histórias, uma potência mnemónica e transcendente, assente na nossa relação háptica com os objetos do quotidiano, tão presente nas esculturas quanto nas gravuras, retrabalhadas e reapropriadas, como nos desenhos, ou no olhar oblíquo, de relance, que as suas imagens fotográficas revelam.

Nesta mostra, que estará patente gratuitamente no Espaço Fidelidade chiado8 – Arte Contemporânea, são apresentadas três esculturas e duas gravuras que funcionam como contraponto das obras tridimensionais.

A Coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), é uma das mais significativas coleções de arte contemporânea portuguesa. A representação que António Cachola concebeu, integra uma paisagem de fundo - a arte que, em Portugal, foi sendo criada pelos artistas que desenvolveram o seu percurso a partir da década de oitenta do século passado, ou que a partir deste arco temporal definiram a sua presença. O início das aquisições, nos primeiros anos da década seguinte de 1990, são reveladores da observação de proximidade de obras e percursos artísticos de que a coleção é testemunho e a revelar critérios apurados de escolha. A coleção, que continua em aberto, é composta por obras nos suportes e técnicas mais diversos, espelhando a multiplicidade das práticas artísticas contemporâneas.

O ciclo de mostras da Coleção António Cachola em exposição no chiado8 resulta de um protocolo entre a Companhia de Seguros Fidelidade e o MACE, que compreendeu a apresentação de oito exposições da Coleção António Cachola, com curadoria de Delfim Sardo, entre 2015 e 2017. A última mostra deste ciclo da Coleção António Cachola encerra agora com a mostra do artista José Pedro Croft.
 

Local

Largo do Chiado, 8
1249-125 Lisboa

Formulário de procura

Continuam

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros

Cursos Anuais

Artes › Cursos / Encontros
Out/16 a jul/17

VANGUARDAS E NEOVANGUARDAS NA ARTE PORTUGUESA SÉCULOS XX E XXI

Artes › Exposições › Coletivas
Até 29 out/17