Maria José Calderón

Maria José Calderón

Within Without

Artes › Exposições › Cerâmica, Escultura
31 out a 11 nov/17

Ter a sex: 16h-22h, sáb: 10h-16h

A artista plástica luso-espanhola Maria José Calderón inaugura a sua primeira exposição de cerâmica figurativa em LisboaO seu trabalho centra-se na busca de uma linguagem poética combinando formas e cores. Utiliza como material base o barro ou a porcelana, dando forma a conteúdos essencialmente existências.

Esta exposição reúne peças de 2013, 2015 e 2017, sendo o tema central o vazio, a ausência. O vazio interior, na ausência e na perversão dos afetos. O amor maternal como construído social, tantas vezes falhado e impossível, e não como impulso ou instinto, retratado nos bébés meninas. Este tema, de cariz feminista, coloca a questão do papel da mulher como peça central na necessidade de afeto por parte da criança: a mãe, fonte natural e incessante de amor?

O vazio exterior, nas tacinhas como metáfora, o oco da taça que aguarda um conteúdo. Trata-se de uma instalação com várias centenas de tacinhas em cerâmica vidrada que representam um jardim de cores e formas abstratas organizadas com sentido geométrico. Apresentado como jardim, é no entanto um espaço frio e silencioso, no qual as tacinhas vazias se exibem com coloridos brilhantes e estáticos.

Existe ainda um terceiro grupo de objetos, pequenas figuras em porcelana, umas abstratas, outras figurativas, cabeças incompletas de bébés meninas, aplicadas sobre madeira pintada, fazendo referência aos "tondi“ do Spedale degli Innocenti em Florença que indicavam a presença do torno onde se podia abandonar bébés.
 

Local

Rua Cecílio de Sousa, 94
1200-100 Lisboa

Formulário de procura

Continuam

Lisboa Story Centre

Artes

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros