Mariana Pineda

Mariana Pineda

Teatro › Espetáculos
10 out a 3 dez/17

Quinta a sábado, às 21h30 | domingo, às 17h

A Barraca. Federico García Lorca, texto; Maria do Céu Guerra, encenação; Rita Lello, Mariana Abrunheiro, Adriana Queiroz, Paula Guedes, João Maria Pinto, Ruben Garcia, Sérgio Moras, Adérito Lopes, Sónia Barradas, Samuel Moura, Cláudio Castro, Henrique Abrantes e Carolina Medeiros, interpretação.

Obra de juventude do poeta e dramaturgo andaluz Federico Garcia Lorca (1898-1936), Mariana Pineda tem como protagonista uma destacada figura da resistência liberal ao absolutismo de Fernando VII, na Espanha do século XIX. A heroína da causa liberal, que padeceu na forca em 1831, surge aqui como um símbolo da liberdade e do amor. E, como refere Maria do Céu Guerra, a peça trata desse “amor que se ergue contra o abuso do homem sobre a vontade da mulher, amor que prefere a morte a ceder à prepotência”.

Escrita em verso, Mariana Pineda tornou-se num dos textos míticos de Lorca, que dirigiu e escreveu a música para a sua primeira montagem, em 1927 (os cenários eram assinados por Salvador Dali). No ano em que se assinalam 150 anos sobre a abolição da pena de morte em Portugal, A Barraca decide celebrar esse “ato grandioso” dos portugueses com a lenda arrebatadora dessa mulher-mártir que o génio poético de Lorca imortalizou. FB

Informações Úteis

Preços. 15€ e 10€ (com descontos aplicáveis e Dia do Espetador - quinta-feira)

Local

Largo de Santos, 2
1200-808 Lisboa

Formulário de procura

OP'17

Continuam

Cursos de Teatro

Teatro › Cursos/Encontros

Commedia a La Carte: Os Melhores do Mundo

Teatro › Espetáculos
7 set a 26 nov/17

Avenida Q

Teatro › Espetáculos
7 set a 30 dez/17