'Mensagem', Pessoa e Casa Fernando Pessoa

'Mensagem', Pessoa e Casa Fernando Pessoa

Três aniversários

Literatura
30 nov/14

A partir das 15h

A 30 de Novembro, na Casa Fernando Pessoa, assinalam-se três datas significativas: os 80 anos da edição de Mensagem (a 1 de Dezembro de 1934), 79 anos da morte de Fernando Pessoa e 21 anos da abertura da própria Casa Fernando Pessoa – que desde então tem trabalhado para homenagear e divulgar a memória do autor. A tarde comemorativa inclui uma visita guiada à CFP, com mostra bibliográfica, o lançamento da edição de Mensagem em braille, numa parceria com a ACAPO e, finamente, a oitava sessão do projecto do grupo A Tenda Oito olhares sobre Mensagem.
 
A visita à Casa Fernando Pessoa, guiada por José Correia, inicia-se às 15h30. Esta visita complementa-se com uma mostra bibliográfica, um trabalho regular e um convite à descoberta das colecções da CFP, com o objectivo de dar a conhecer a vida e obra de Fernando Pessoa. Nesta ocasião a obra visitada será, naturalmente, Mensagem.
 
Numa colaboração com a ACAPO, oitenta anos depois da primeira edição a obra icónica de Pessoa vê-se transcrita para Braille. Este é um passo significativo de acessibilidade e, definitivamente, único no trabalho desenvolvido em torno da divulgação da obra pessoana. Esta edição é o resultado do trabalho de Mestrado do designer Bruno Brites.
 
Ao longo de todo o ano, o grupo A Tenda tem assinalado o aniversário da primeira edição de Mensagem com um conjunto de espectáculos-performance para os quais tem convocado os mais variados autores. Depois de Lucinda Loureiro em Outubro, este trabalho encerra com Mens Agitat Molem de Hélder Gamboa.

Informações Úteis

Entrada livre

Local

Rua Coelho da Rocha, 16-18
1250-088 Lisboa

Formulário de procura

Lisboa Cidade Triste e Alegre

Continuam

Poesia no Museu

Literatura
31 Jan; 28 Fev; 7, 21 Mar; 11 Abr; 2 , 16 Mai; 27 Jun/18

O universo dos livros cartoneros

Literatura
5 mar a 2 jun/18

Terças de Poesia Clandestina

Literatura
6, 20 Mar; 03, 17 Abr; 1,19, 29 Mai; 05, 26 Jun/18