No País do Cinema

No País do Cinema

Lusco-Fusco

Ar livre
Cinema › Ciclos
5 jul a 6 set/17
  • "Mónica e o Desejo" de Ingmar Bergman 
  • "Alice nas Cidades" de Wim Wenders 
  • "Mudar de Vida" de Paulo Rocha 

Inserido na programação da 2ª edição do Lusco-Fusco - evento de verão no pátio do Polo Cultural Gaivotas | Boavista - é exibido o ciclo de cinema No País do Cinema da responsabilidade da associação Filhos de Lumiére.

Programa:

5 jul: 21h30
À Beira do Mar Azul, de Boris Barnet
"Era uma vez numa ilha"... Depois de um naufrágio, dois marinheiros, Yussuf e Aliosha, dão à costa. São recebidos por Masha, uma bela rapariga da ilha, por quem os dois amigos se apaixonam...
(m/12)
 
12 jul: 21h30
Encontros, de Pierre-Marie Goulet
Encontros evoca a presença de uma "tribo" humana e poética, sonora e musical; uma tribo analógica, cujo território não corresponde a nenhum território geográfico conhecido e entrelaça diferentes reencontros, contemporâneos ou passados, entre as pessoas e memória.
(m/12)

19 jul: 21h30
Mudar de Vida, de Paulo Rocha
Uma praia de pescadores, o mar que a pouco e pouco vai conquistando a terra. A luta do homem com o mar e sobretudo a luta entre a tradição e o progresso.
(m/12)

12 jul: 21h30  
Encontros, de Pierre-Marie Goulet
Encontros evoca a presença de uma "tribo" humana e poética, sonora e musical; uma tribo analógica, cujo território não corresponde a nenhum território geográfico conhecido e entrelaça diferentes reencontros, contemporâneos ou passados, entre as pessoas e memória.
(m/12)

26 jul: 21h30
O Céu Gira, de Mercedes Álvarez
Na Aldealseñor, uma aldeia de Soria, em Espanha, restam hoje 14 habitantes. São a última geração, depois de mil anos de história interrompida. Hoje, a vida continua. Em breve, vai extinguir-se sem deixar testemunhas. Os vizinhos da aldeia e o pintor Pello Azteca partilham algo: as coisas começaram a desaparecer diante dos seus olhos. A narradora volta então às suas origens e assiste a esse final, ao mesmo tempo que procura recuperar a primeira imagem do mundo: a da infância.
(m/12)

2 ago: 21h30
Cordão Verde, de Rossana Torres e Hiroatsu Suzuki + Zéfiro, de José Álvaro Morais
Cordão Verde: Poema de imagens e sons em torno do Homem e da Natureza, na Serra do Caldeirão e Vale do Guadiana.
Zéfiro: um filme-viagem, um fresco sobre Portugal Meridional. Deixa-se Lisboa de barco até à margem sul do Tejo. Depois atravessa-se grande parte das planícies alentejanas para regressar finalmente ao ponto de partida - Lisboa.
(m/12)

9 ago: 21h30
Mónica e o Desejo, de Ingmar Bergman
Harry Lund tem 19 anos de idade e trabalha numa loja de porcelanas. Na loja ao lado trabalha Monika, uma simpática e alegre rapariga de 17 anos. Apaixonam-se assim que se conhecem. Mas serem tão jovens, sofrem com a interferência dos mais velhos. Monika discute com os pais e decide sair de casa. Harry discute com o chefe e pede demissão. Sem mais nada que os prenda à cidade, os jovem decidem fugir de barco para uma ilha e passar algumas semanas juntos.
(m/12)

16 ago: 21h30
Entretanto, de Miguel Gomes + Maria do Mar, de João Rosas
Entretanto: Pais e professores ausentaram-se. Entretanto, dois rapazes e uma rapariga formam um trio amoroso. Rui, Nuno e Rita atravessam três espaços e tempos para poderem ficar a sós: jogo de futebol, festa com piscina, praia. Equilíbrio instável, o trio está demasiado próximo do triângulo. Entretanto é o tempo da suspensão.
Maria do Mar: um fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. A bela e reservada Maria do Mar é alvo da atenção de todos, mas Nicolau é quem mais verá a sua vida perturbada por aquela inesperada presença feminina.
(m/12)

23 ago: 21h30
Partie de Campagne, de Jean Renoir + A Tempestade, de Teresa Garcia
Partie de Campagne: A família de um comerciante parisiense decide passar um dia no campo, e a filha acaba por se apaixonar pelo homem da estalagem onde passam o dia. 
A Tempestade: Ana vive com um filho de três anos que teve demasiado cedo e um marido que não parece ter muito a ver com ela, numa vila isolada e rodeada de um imenso lago. O regresso passageiro de Daniel um rapaz mais velho de quem ela mal se lembrava vai desinquietar o seu espírito e ameaçar secretamente a ordem da sua vida.
(m/12)

30 ago: 21h30
Longe, de José Oliveira + Os Verdes Anos, de Paulo Rocha
Longe: Um Homem vai-se aproximando de uma grande cidade pelos acessos mais secretos, áridos, selvagens. Chega e avista a cidade de Lisboa dos altos e por cima dos montes. Lá, de onde saiu há muitos anos, sente-se um estranho.
Os Verdes Anos: Um rapaz de 19 anos, Júlio, vem para Lisboa a fim de tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega a Lisboa, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio.
(m/12)

6 set: 21h30
Alice nas Cidades, de Wim Wenders
Esta história de um jornalista que vai à deriva pela Alemanha com uma criança de nove anos, que lhe foi confiada pela mãe, é uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão, que revelou em inícios dos anos 70 toda uma nova geração de realizadores de envergadura.
(m/12)

Informações Úteis

Entrada livre, sujeita à lotação do pátio

Local

Rua das Gaivotas, 8
1200-202 Lisboa

Formulário de procura

Património e Natureza

Continuam

Visita Livre ao Arco Triunfal da Rua Augusta

Ar livre

Ateliers de Fotografia a céu-aberto

Ar livre
Artes › Cursos / Encontros

Bicicletada

Ar livre, Visitas Guiadas