Soares Branco

Soares Branco

Artes › Exposições › Desenho, Escultura
7 dez a 10 jan/18

A Biblioteca dos Coruchéus acolhe uma mostra de desenho e escultura do mestre Soares Branco (1925-2013). No dia de abertura, 7 de dezembro, pelas 17h00, está previsto um momento aberto, de entrada livre, de conversas e testemunhos sobre o artista.

Composta por um conjunto de vinte e três obras, nomeadamente desenhos e três peças escultóricas, os desenhos, na sua maioria aguarelas, têm como referência Lisboa, com algumas vistas executadas a partir da janela de sua casa, e Nova Iorque, essencialmente com temas de paisagem urbana, espaços arquitetónicos e cenas do quotidiano. Já as esculturas Camões, Soldado do Comando e Miklos Fehér, são maquetas de simbólicas homenagens. Um vídeo, elucidativo do percurso e da obra do artista, completa a mostra.

O escultor Soares Branco, nascido em Lisboa em 1925, formou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa em 1953, onde veio a ser professor durante mais de 30 anos. Artista de referência nacional no âmbito da escultura é um dos pioneiros dos ateliês dos Coruchéus que contam mais de 40 anos de existência, acolhendo artistas e contribuindo para o desenvolvimento das suas carreiras. Ao longo da sua carreira o mestre Soares Branco dedicou-se à escultura, com destaque para o espaço público, e à medalhística, sendo da sua autoria algumas das obras situadas em Lisboa, como a estátua de Santo António, a “Águia do Benfica” do Estádio da Luz, ou o monumento à Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Foi à vila de Mafra, onde se encontram algumas das mais notáveis obras de escultura pública da sua autoria, como o Monumento do Soldado Infante, que o escultor doou grande parte do seu espólio, à guarda da Câmara Municipal de Mafra. A cortesia da Câmara Municipal de Mafra permitiu realizar esta pequena mostra de desenho e escultura, chamando assim a atenção, em particular das gerações mais novas, para este grande escultor português que residi artisticamente nos Coruchéus.

Informações Úteis

Entrada livre

Visitas orientadas, por marcação, abertas ao público
Informações: dmc.dac@cm-lisboa.pt; Tel: 218 170 900
 

Local

Rua Alberto de Oliveira
Alvalade
1700-019 Lisboa

Formulário de procura

Continuam

Lisboa Story Centre

Artes

O Prazer de Fazer, a Joia ao Alcance da Mão

Artes › Cursos / Encontros

Encontro dos Origamigos de Lisboa

Artes › Cursos / Encontros