VISITAS TEMÁTICAS À COLEÇÃO DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

VISITAS TEMÁTICAS À COLEÇÃO DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Visitas Guiadas
20 jan, 17 fev, 20 mar, 21 abr, 19 mai, 16 jun/18

De janeiro a junho, um sábado por mês, é possível descobrir as várias histórias da coleção do Museu do Carmo. Cada visita tem um tema. Cada tema é abordado de forma descontraída e em dois momentos: conversa à volta das peças e conversa à volta de imagens.

20 janeiro: 11h30 
As Viagens do Conde
As viagens do Conde de São Januário pela América Central e do Sul foram uma descoberta. Do Peru e México vieram múmias, objetos e estatuetas que pelas suas mãos chegaram ao Museu. Desde finais do séc. XIX que podem ser vistos aqui. Nesta visita partilham-se as histórias, as curiosidades, e as aventuras do Conde!

17 fevereiro: 15h30
Por detrás dos Arcos
Igreja ou Museu? Cenário ou Ruínas? E se for tudo isto ao mesmo tempo? A  história do Museu dura há séculos. E como qualquer longa história está repleta de avanços e recuos, construções e reconstruções. Estas são as histórias que são contadas… as histórias por detrás dos arcos.

24 março: 15h30
Uma Vila de Arqueólogos
Anos 40. Vila Nova de São Pedro. Um grupo de habitantes. Um arqueólogo e um padre. Desta união surgiram descobertas arqueológicas, laços de amizade e festejos! Aqui no Museu podem ver grande parte dos artefactos encontrados em Vila Nova de São Pedro, reunidos pelo arqueólogo Afonso do Paço. Nesta visita, a partir destes objetos, contam-se as histórias desta comunidade.

21 abril: 15h30
O Rei Formoso
Fernando I, o último Rei da primeira dinastia. Um casamento polémico e um reinado muito curto. Um alquimista e criaturas fantásticas, par a par com a vida de São Francisco e retratos da sociedade medieval. Que ligação haverá entre o Rei e estes elementos? Estas e outras histórias ganham vida a partir do Túmulo de D. Fernando I.

19 maio: 15h30
Quantas vidas tem uma peça?
Poderá um objeto ser utilizado para algo completamente diferente daquilo para que foi feito? Poderá isso acrescentar mais histórias à sua
história? No Museu há objetos que viveram várias histórias. Nesta visita fala-se sobre quantas vidas pode ter uma peça!

16 junho: 15h30
Santos da Casa
Em pedra ou em madeira, pequenos ou grandes, famosos ou desconhecidos… são assim os santos do Museu. Vieram de diferentes locais cada um com a sua história: uns sobreviveram ao grande Terramoto, outros desceram até ao Carmo, um tem por companhia um dragão e outro um porco. E o mais novo de todos é o Santo da casa

Informações Úteis

2€ por pessoa
Adultos e Famílias com crianças a partir dos 10 anos

Marcações:
93 255 96 36 / 21 347 86 29
servicoeducativo@arqueologos.pt

Local

Largo do Carmo
1200-092 Lisboa

Formulário de procura

Lisboa Cidade Triste e Alegre