Cinema e História

Aventuras Narrativas

Cinema e História

O crítico João Lopes revisita, no seu novo livro, muitos títulos da história do cinema para reflectir sobre os modos de fazer história (e de contar histórias) através dos filmes. Numa edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos, este ensaio oferece ainda uma lista de filmes citados que compreende dezenas de obras essenciais da sétima arte.

 

Comecemos pelo fim, citando o autor nos agradecimentos: “Foi de Fernando Lopes 1935-2012) que recebi uma essencial lição de história: a de que o tempo de um filme integra a história em que nasceu, ao mesmo tempo que dela se separa – como quem conta um conto que, de tão realista, já não parece verosímil. Escrevo também para dar conta dessa ambivalência, porventura dessa contradição, que o cinema tem o poder de expor e relançar.”

João Lopes também nos oferece uma lista de filmes citados, dezenas de títulos, de L’arrivée d’un traine n gare de La Ciotad (Auguste e Louis Lumière, 1896) a American Sniper (Clint Eastwood, 2014); de A Tomada do Poder por Luís XIV (Roberto Rossellini, 1966) até A Morte de Luís XIV (Albert Serra, 2016). O autor revisita muitos títulos da história do cinema para reflectir sobre os modos de fazer história (e de contar histórias) através dos filmes.

O ensaio é constituído por uma série de textos pessoais onde reconhecemos a sensação de um pensamento que é simultâneo do acto de escrever, e que por outro lado se demarca do “triunfo obsessivo do directo e o esquemático efeito de simultaneidade” exercido pelas televisões que ocuparam as nossas vidas. Um livro que pensa e que dá que pensar.