Queer Lisboa
Festival Internacional de Cinema Queer
Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer chega com a rentrée. A 23.ª edição centra-se na comunidade LGBTI+ e nas preocupações que atualmente têm enfrentado. O filme de abertura, Indianara, documentário de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, tem como protagonista Indianara Siqueira, ativista transgénero com um percurso de luta e resistência num Brasil cada vez mais preconceituoso.
No dia seguinte à exibição do filme, o Queer junta-se às comemorações dos 20 anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ e organiza uma conversa sobre os novos populismos e as ameaças que representam.
Um dos principais destaques do festival é a retrospetiva Berlinale Panorama 40, que celebra os 40 anos da secção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim. O ciclo apresenta alguns dos filmes presentes nesta secção, caracterizada pela liberdade artística. De salientar Self-Portrait in 23 Rounds: A Chapter in David Wojnarowicz’s Life, 1989-1991, de Maron Scemama, que dá a conhecer o artista nova-iorquino; Rebels of the Neon God, primeira longa de Tsai Ming-liang e 100 Days Before the Command, que revela a intimidade de cinco soldados da União Soviética.
Em antestreia é exibido no Queer o mais recente trabalho de Vincente Alves do Ó: Golpe de Sol, que acompanha quatro amigos que, numa casa isolada no campo, aguardam um quinto elemento: um homem misterioso, ex-amante dos quatro. A programação inclui ainda várias atividades paralelas e convidados oficiais.
Programação completa aqui
4 € - preço normal (ver descontos e outras condições)
3,20 € - preço normal (Cinemateca)
Local:
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.