Flávio Rodrigues

Desenhos | Auto-retratos

artes
28 fevereiro a 2 maio 2025
vários horários
Estúdios Victor Córdon
Flávio Rodrigues

Em 2024, o Foyer dos Estúdios Victor Córdon começou a ser um lugar de exposições, recebendo em continuidade propostas de artistas visuais cujo trabalho tem uma ligação às artes performativas em geral e à dança em particular.

Após a primeira edição de um ciclo de exposições com a curadoria de Carlota Lagido, durante o qual acolheu trabalhos de Luís Guerra, João Galante e Elizabete Francisca, chega-nos agora uma nova edição que inclui os artistas Flávio Rodrigues, Miguel Bonneville e Ana Cetano.

Nesta 2ª edição do ciclo Cérebro, Olhos, Mãos e Papel o desenho transforma-se em ação com Flávio Rodrigues, em escultura com Miguel Bonneville e em movimento com Ana Caetano.

Sobre a exposição Desenhos | Auto-retratos, Flávio Rodrigues diz o seguinte:

Numa primeira etapa do processo criativo, à semelhança de projetos precedentes, emerge o contato com os materiais por meio da caminhada e da deriva. Nesses percursos exploratórios, os materiais assumem proeminência — cartões, folhas e outros suportes descartados no lixo ou deixados à porta de lojas e armazéns — recolhidos como fragmentos de uma paisagem urbana visível, mas frequentemente negligenciada, marginalizada ou considerada indesejada.

Esses materiais constituem a base para a criação. Ademais, utilizo para a demarcação dois lápis oferecidos pelo meu pai, cujo ofício é a marcenaria. Trata-se do tradicional lápis vermelho de forma retangular, amplamente utilizado em fábricas e na construção civil, conhecido como lápis de carpinteiro.

Além disso, também recorri, no processo, à máquina de costura, reutilizando linhas e outros materiais, como tinta ou canetas, igualmente encontradas na marcenaria ou em contextos de lixo. (…).

Segunda a sexta, das 10h às 20h


Ficha técnica:

Curadoria de Carlota Lagido

Local: