Este evento já ocorreu.

Mostra de Cinema Casa da Imprensa | Ideal

Guerra História Memória

cinema
29 janeiro a 4 fevereiro 2020
Cinema Ideal
Mostra de Cinema Casa da Imprensa | Ideal

A Mostra de Cinema, promovida pela Casa da Imprensa e o Cinema Ideal, tem de 29 de janeiro a 4 de fevereiro a sua segunda edição.

O programa abre com a antestreia de J’Accuse – O Oficial e o Espião, de Roman Polanski, sobre o caso Dreyfus, uma história onde a imprensa tem um papel decisivo com a publicação da acusação de Emile Zola no jornal L’ Aurore, e que só anos depois, já em pleno século XX, viria a ter o seu desenlace.
A mostra conta com mais cinco antestreias e dois grandes clássicos.
Neste sentido é possível assistir à primeira projecção, em Portugal, do documentário de Peter Jackson, They Will Not Grow Old (Eles Não Envelhecerão), que recupera imagens de arquivo da I Guerra e com a ajuda de um precioso trabalho de restauro e colorização lhes dá uma nova vida. Assim como um dos primeiros filmes de Stanley Kubrick, Horizontes de Glória (Paths of Glory), sobre um dos episódios mais trágicos da I Guerra (numa altura em que estreia, e também no cinema Ideal, o filme 1917, um dos grandes filmes do ano).

Segue-se a II Guerra com a exibição do documentário Quem Escreverá a Nossa História, sobre um grupo de jornalistas e académicos que, com o encerramento do gueto de Varsóvia, decidem resistir com a sua palavra e a sua escrita deixando o seu testemunho; e com o testemunho brutal de uma “vida alemã”, a história da mulher que foi secretária de Goebbels e que aos 105 anos de idade fala sobre a sua vida durante o nazismo e depois. Intitulado Uma Vida Alemã.

Do Brasil chega a Torre das Donzelas, um documentário sobre uma prisão de mulheres perseguidas politicamente durante a Ditadura Militar, entre as quais Dilma Roussef e que reconstituem as suas “memórias do cárcere”. O ciclo termina na atualidade com a guerra civil da Síria contada na primeira pessoa em Para Sama, onde a realizadora conta à sua própria filha, nascida no meio da guerra, como o país foi sendo destruído (filme que acabou de ser nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, sendo um dos mais premiados filmes de 2019).
No Domingo há ainda uma sessão matinal com O Grande Ditador, de Charles Chaplin.

Programa:

29 janeiro
J’ ACCUSE: O OFICIAL E O ESPIÃO
De Roman Polanski

30 janeiro
PARA SAMA
De Waad al-Kateb e Edward Watts

31 janeiro
ELES NÃO ENVELHECERÃO
De Peter Jackson

1 fevereiro
TORRE DAS DONZELAS
De Susanna Lira

(sessão seguida de debate com Lidia Ars Mello e Michelle Sales, mediado por Renata Spitz, do Coletivo Andorinha)

Sessão Especial
2 fevereiro: 11h
O GRANDE DITADOR
De Charles Chaplin
(bilhetes € 2,50)

2 fevereiro
QUEM ESCREVERÁ A NOSSA HISTÓRIA
De Roberta Grossman

3 fevereiro
UMA VIDA ALEMÃ
De Christian Krönes, Olaf S. Müller, Roland Schrotthofer, Florian Weigensamer

4 fevereiro
HORIZONTES DE GLÓRIA
De Stanley Kubrick

29 janeiro a 4 fevereiro - diariamente 18h45



3,5 €

Local:

Rua do Loreto, 15/17 210 998 295 http://www.cinemaideal.pt

a bilheteira do cinema abre às 14h45