Este evento já ocorreu.

25 de Abril no Museu Bordalo Pinheiro

visitas guiadas
4 abril a 27 abril 2019
vários horários
Museu Rafael Bordalo Pinheiro
25 de Abril no Museu Bordalo Pinheiro

Em três propostas especialmente destinadas para as famílias, o Museu Bordalo Pinheiro convida a descobrir a cidade pelos olhos do artista, a brincar com o espírito crítico como se de um boneco se tratasse e a exercitar a liberdade de pensamento no jardim.

Programa:

4, 13 e 27 abril: 15h
PASSEIO LISBOA DE BORDALO LARGO RAFAEL BORDALO PINHEIRO
Em cada rua de Lisboa há inúmeros trilhos por explorar: paisagem urbana e camadas de histórias que nos mostram quem somos. Bordalo foi um lisboeta de gema e foi aqui que viveu e trabalhou. No seu trabalho assistimos à evolução da cidade no fim do século XIX, mas também a vemos como metáfora da vida política e social. Nesta visita, a calçada pinta-se do humor singular e do espírito crítico com que Rafael Bordalo Pinheiro olhava Lisboa e as suas vivências.
Público: adultos e famílias com jovens a partir dos 15 anos
Inscrição obrigatória e gratuita bilheteira@museubordalopinheiro.pt

6, 18 e 25 abril: 15h
VISITA-JOGO MANGUITO COMO GESTO FILOSÓFICO MUSEU BORDALO PINHEIRO
Será a crítica um espaço de observação ou de pensamento? E como se faz de um gesto uma posição ativa de mudança?
Este é um convite à elaboração de um pensamento sobre a consciência do eu e do mundo entre o manguito do Zé Povinho, o penico do John Bull, a Maria da Paciência, os Barrigas e tantos outros. A visita que nos dá a conhecer as caricaturas de Rafael, em desenho e cerâmica, termina com um desafio: jogar! Que jogo será este? Um jogo de representações distintas que criam um mosaico de imagens e conceitos, que como na obra de Bordalo, nos devolve uma atitude crítica perante o mundo, condição essencial para a formação pessoal e para a construção de uma cidadania responsável… afinal todos somos um pouco Zé Povinho, ou não?
Adultos e famílias com jovens a partir dos 15 anos
Inscrição obrigatória e gratuita bilheteira@museubordalopinheiro.pt

13 e 27 abril: 15h
BORDALO VAI ABRILAR… NO JARDIM MÁRIO SOARES JARDIM MÁRIO SOARES CAMPO GRANDE
O Museu Bordalo Pinheiro vai passear até ao Jardim Mário Soares. Será para fazer crítica política? Certamente. As mascotes Zé Povinho e Bordalo convidam as famílias e os mais novos a pensar na importância da liberdade de pensamento, com jogos e muito humor.

Local: