As Variações de Hong Sang-Soo

Retrospetiva integral

cinema
3 dezembro 2019 a 15 janeiro 2020
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
As Variações de Hong Sang-Soo

A Cinemateca apresenta, a partir de dezembro e até janeiro, uma retrospetiva integral (23 longas-metragens) do trabalho do realizador coreano Hong Sang-soo.

O cineasta, de 59 anos, iniciou a sua carreira em 1996, com o filme O Dia em que um Porco Caiu a um Poço. Desde então Hong, que abalou o cinema coreano na época e chamou a atenção europeia, consolidou-se como autor de relevo do cinema contemporâneo. A sua obra caracteriza-se pelo minimalismo, utilizando a repetição ou recorrência na narrativa, um jogo de espelhos que reflete a natureza das relações humanas. O zoom, que adotou quando era um procedimento em desuso, tornou-se também uma imagem de marca, pontuando planos-sequência por norma longos. As suas personagens são na maior parte dos casos desarmantes, seres que no convívio quotidiano vivem conflitos emocionais intensos. O desejo entre homem e mulher é frequentemente abordado, assim com a difícil comunicação entre ambos.

A retrospetiva, cronológica, propõe desvendar a singularidade de cada um dos seus filmes, permitindo um olhar conjunto sobre a totalidade da sua obra.

Programação completa aqui

Local: