Este evento já ocorreu.

Carlos do Carmo

Um Homem no Cinema

cinema
6 maio a 7 maio 2021
Cinema São Jorge
Carlos do Carmo

Carlos do Carmo desapareceu em 2021, figura ímpar da cultura portuguesa marcou para sempre a música criada, cantada e sentida no país, tendo também deixado um legado enquanto voz ativa na sociedade.
No ano do seu desaparecimento, o Cinema São Jorge apresenta três momentos distintos nos quais Carlos do Carmo abraçou a Sétima Arte, em vários registos.

Programa:

6 mai: 19h

Sem Sombra de Pecado
De José Fonseca e Costa, 104′

Adaptação de um dos contos lisboetas de Gaivotas em Terra, de David Mourão-Ferreira e do livro E Aos Costumes Disse Nada, ambientado em Lisboa, em 1943. O filme conta um episódio da vida de um jovem oriundo da alta burguesia que presta serviço militar num quartel da cidade. Durante as noites de serviço, recebe telefonemas misteriosos de uma mulher que o seduz e o atrai para encontros sem consequências; esses encontros levam-no a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem, nem o que se deseja.

7 mai:

18h30
Carlos do Carmo: Um Homem no Mundo
De Ivan Dias, 105′

A história de Carlos do Carmo é contada pelo próprio, num percurso que parte da primeira gravação que fez aos 11 anos, na Adega da Lucília, com a mãe e o pai, até à entrega do Grammy Latino em Las Vegas. A história é revelada entre conversas com familiares e amigos (Júlio Pomar, António Costa, Rui Vieira Nery, Pilar Saramago, Ivan Lins, entre outros)  e também pelo próprio Carlos do Carmo.

20h30
Fados
De Carlos Saura, 93′

Usando Lisboa como cenário, Fados explora as relações profundas entre a música e a cidade e a evolução do Fado ao longo da sua história, desde as suas origens africanas e brasileiras até aos Fadistas modernos.


2 € - (50% desconto para desempregados)

Local:

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.