Ciclo de Cinema Português

1º Aniversário da Incubadora de Artes de Carnide

cinema
21 julho a 27 julho 2018
sáb: 21h; seg: 21h; ter: 21h; sex: 21h
Incubadora de Artes de Carnide
Ciclo de Cinema Português

Inserido na programação do 1º aniversário da Incubadora, o Ciclo de Cinema Português é uma iniciativa da Incubadora de Artes de Carnide em parceria com a OPTEC Filmes. O evento apresenta um filme por dia, ao ar livre, sempre às 21 horas, nas instalações da Incubadora. Os realizadores dos filmes estão presentes no dia da exibição. Três são obras de ficção que  participaram em festivais nacionais e internacionais, e há um documentário, vencedor do prémio de melhor documentário português do Doclisboa (Festival Internacional de Cinema) em 2007.

 

Programa:

 

21 julho

LONGE

De José Oliveira (Ficção)

Um Homem vai-se aproximando de uma grande cidade pelos acessos mais secretos, áridos, selvagens. Chega e avista a cidade de Lisboa dos altos e por cima dos montes. Lá, de onde saiu há muitos anos, sente-se um estranho. Reconhece e não reconhece a paisagem e o ambiente. Que o atrai e o repele. Procura amigos, conhecidos, lugares, uma filha que lhe chegou por carta tanto tempo passado. Descobre e redescobre um último reduto onde se sente em casa. Mas parte, no fim, parte.

 

23 julho

VERÃO DANADO

De Pedro Cabeleira (Ficção)

O verão de Chico começa na terra, ao pé dos avós, debaixo dos limoeiros, no escape da atmosfera da infância. Mas o seu lugar agora é na capital, onde terminou o curso e para onde parte à procura de emprego. Pertence a uma geração sem expectativas, à qual a idade adulta começa às portas do nada. São as noites lisboetas, com os seus amores e “desamores”, que o amparam com um hedonismo psicadélico, onde a angústia em combustão forma euforia e depois liberdade.

 

24 julho

A PEÇA

De Bruno Canas (Ficção, Instalação)

Eduardo é um ator que vê a sua vida interrompida quando acorda com um buraco perfeito no dedo. Parte numa viagem surrealista pela luz de Lisboa à procura da peça que falta e vê-se envolvido na história de amor entre um buraco negro e uma estrela que dá uma nova dimensão à sua vida.

 

27 julho

AS OPERAÇÕES SAAL

De João Dias (Documentário)

Criado por iniciativa do arquiteto Nuno Portas enquanto Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do I Governo Provisório, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) foi um programa de assistência à construção de habitação promovida por Associações de Moradores que visava “apoiar as iniciativas de populações mal alojadas no sentido de colaborarem na reconversão dos próprios bairros investindo os próprios recursos latentes e eventualmente monetários”. A Arquitetura Portuguesa do 25 de Abril é o SAAL – movimento ímpar na história do pensamento da arquitetura, que serviu de exemplo e de discussão para muitos outros projetos a nível internacional.

Local:

Av. do Colégio Militar 216 050 846 www.boutiquedacultura.pt

incubadoradeartes@boutiquedacultura.pt

9h-13h, 14h30-19h