Este evento já ocorreu.

O Centenário de Edgar Morin

cinema
8 julho a 9 julho 2021
qui: 18h; sex: 18h
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
O Centenário de Edgar Morin

Edgar Morin, pseudónimo de Edgar Nahoum (antropólogo, sociólogo e filósofo), nasceu em Paris, em 1921. Foi resistente antinazi durante a Ocupação, acompanhou criticamente o desmoronar da utopia comunista, já como sociólogo reputado, apelidou de yé-yé a geração que fez o Maio de 68, converteu-se, desde os anos setenta, num dos pioneiros da política ecológica, por via da qual aplicou, sem grande esforço, os princípios contidos na sua teoria da complexidade: não se pode salvar o mundo sem a intervenção de todos e cada um dos tripulantes da nave espacial Terra.

Para Morin, produzir pensamento sempre foi um modo de intervenção, muito direta, nos acontecimentos da sociedade e da História.  Escreveu muito, mas o cinema foi o início e o meio que privilegiou de entre os fenómenos da cultura de massas. Os seus estudos O Cinema ou o Homem Imaginário (1956) e As Estrelas (1957) são fundamentais para se entender o que designa por “sociologia do presente”.

Os dois filmes apresentados no ciclo da Cinemateca celebram os 100 anos de Edgar Morin, em articulação com uma conferência online, organizada pelo ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e pelo CEC – Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, intitulada Centenário Edgar Morin: Cinema, Educação e Transdisciplinaridade, que acontece entre os dias 8 e 9 de julho.

Programa:

8 jul: 18h
CHRONIQUE D’UN ÉTÉ (PARIS 1960)
De Jean Rouch, Edgar Morin, com Marceline Loridan, Régis Debray, Mary-Lou Parolini
França, 1960 – 86 min | legendado eletronicamente em português | M/12

9 jul: 18h
EDGAR MORIN, CHRONIQUE D’UN REGARD
De Céline Gailleurd, Olivier Bohler
França, 2014 – 91 min | legendado eletronicamente em português | M/12

Local: