Este evento já ocorreu.

O Símbolo de uma Pandemia

artes
4 junho a 25 junho 2021
vários horários
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
O Símbolo de uma Pandemia
Quando o vírus atingiu o planeta, a realidade do dia a dia tornou-se distópica. Ruas vazias de pessoas e carros. Termos novos ou reconfigurados: as cercas sanitárias, o teletrabalho, o R, as incidências.
À porta das pequenas mercearias de bairro, subitamente reanimadas do coma em que se encontravam, filas de homens e mulheres sorumbáticos, ansiosos com a distância que tinham que manter dos outros seres humanos. O açambarcamento, por parte de alguns, de papel higiénico e de desinfetantes, em detrimento da restante comunidade.
O pânico que se instalava nos olhos de cada um sempre que ao seu lado alguém tossia ou espirrava. A busca frenética por álcool gel. E, especialmente, a necessidade imperiosa de se encontrar máscaras, esse artigo quase que de pensamento mágico, capaz de proteger o seu portador da ameaça invisível e insidiosa que rondava à sua volta.
E depois, aguçada pela absoluta falta, a improvisação. As folhas de couve. Os tecidos cortados de camisas velhas e novas. Os moldes partilhados em linha e as especificações técnicas debatidas por todos. Artesanais, profissionais ou meramente utilitárias, as máscaras surgiram no nosso quotidiano sob todas as formas, feitios e materiais.
Escondem-nos, incomodam-nos, defendem-nos, anonimizam-nos ou individualizam-nos. São elas um dos símbolos desta nossa pandemia. E é também delas que se fala nesta exposição, usando-as como pretexto para falarmos de nós, dos nossos desejos e medos, enquanto pessoas e comunidade.

Segunda a sexta, das 13h às 18h


Ficha técnica:

Artistas: Aline Welmer, Andreia Vieira da Silva, Catarina Cesário Jesus, Catarina Sampaio Teixeira, Cláudia Matoos, Daniel Brás, Daniel Serras, Lara Martins, Leonor Cavaco, Teresa Castro, Diogo Luz Pereirinha, Diogo Miguel Martins Nunes, Eva Rocha Pereira, Grazielle Portella, João Alves, João Motta Guedes, João Parente, Luisa da Rocha, Manuel Ferreira, Mohammed Abed, Pedro Braga dos Reis, Sara Alves, Tiago M. C. de Sousa.

Curadoria e projeto museográfico de Cristina Cascais

Local: