Os que regressam

teatro
21 junho a 24 junho 2018
qui: 21h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 16h
Centro Cultural de Belém
Os que regressam

Recebida escandalosamente na época por trazer à cena uma mão-cheia de assuntos tabu – da hipocrisia moral da religião e do casamento ao incesto, da sífilis à eutanásia – Gengangere (Fantasmas), de Henrik Ibsen, nesta encenação de Juvenal Garcês com o título de Os Que Regressam, havia de se tornar uma das peças mais reputadas de Ibsen, onde, mais uma vez, cabe à(s) personagem(ns) feminina(s) o papel principal (Helene Alving, claro; mas também Régine Engstrand, ao abandonar a casa). Num registo naturalista, quase folhetinesco, de que Ibsen é mestre incontestado, assistimos, como nas grandes tragédias gregas, a um ajuste de contas do passado, do qual a Sr.ª Alving parece ser a única a acreditar poder escapar. Escapará Régine? Ironia maior, porém, a doença que lhes mata o filho e meio-irmão, sabe-se hoje, é transmitida geneticamente pelas mães.

 

ATENÇÃO: Por motivos alheios ao Centro Cultural de Belém, o espetáculo foi cancelado. Para o reembolso do valor dos bilhetes deverá dirigir-se ao local de compra dos mesmos.

Ficha técnica:

A partir de Henrik Ibsen. Juvenal Garcês, encenação e coordenação artística; Lia Gama, André Nunes, António Cordeiro e Juvenal Garcês, interpretação.


12,50 € a 15 €

Local: