Passeios Agulha Magnética

2019

visitas guiadas
2 janeiro a 28 dezembro 2019
vários horários
Agulha Magnética
Passeios Agulha Magnética

A Agulha Magnética organiza passeios que dão a conhecer o património cultural e o património natural.

 

Jardins da Era do Automóvel em Lisboa

Sáb: 10h-17h30

Deixe-se levar no tempo até meados do século XX e visite dois espaços verdes da cidade de Lisboa cujos traçados foram influenciados pela existência do automóvel: o Parque Eduardo VII e o Parque Florestal de Monsanto.
O primeiro, idealizado em 1882 mas que só viria a ser totalmente implantado mediante plano aprovado sessenta anos depois, encerra a possibilidade de uma expansão da Avenida da Liberdade e do seu trânsito automóvel para norte, sacrificando: ou as largas calçadas que ladeiam a alameda central relvada, onde sobressai o trabalho de buxo topiado, ou esta mesma alameda – onde não existe arborização. O segundo resulta da intenção de dotar a cidade de um vasto espaço verde. Arborizado a partir de 1938 e visitável apenas por recurso ao automóvel; viria a ocupar o monte de Monsanto, uma área de fraca vegetação situada no estremo poente da cidade. Ambos possuem áreas ajardinadas de eleição que merecem visitas guiadas por um especialista.

Encontro: Miradouro do Alto do Parque Eduardo VII, na Av. Cardeal Cerejeira

 

Jardins Contemporâneos de Lisboa 

Sáb: 10h-17h30

Venha conhecer jardins de Lisboa incluídos numa das maiores operações de regeneração urbana ocorridas recentemente em Lisboa. Na presença de um guia especialista em jardins e paisagem, percorra os seis talhões do Jardim Garcia de Orta, cada um deles dedicado a determinadas regiões do globo exploradas pelas navegações portuguesas da Era dos Descobrimentos: Timor; Coloane; Goa; S. Tomé e Príncipe e Brasil; Macaronésia e Cabo Verde; África. Observe as plantas, trazidas por viajantes fascinados, que povoaram os jardins portugueses da época. Depois, sempre acompanhado pelo guia, deixe-se envolver pelo Parque Tejo e sinta as sensações que lhe oferecem os seus jardins – uma diversidade de ambientes organizada em contrastes de continuidade que, partindo da reconstrução do sapal característico do Estuário do Tejo, tão necessário à avifauna que o habita, evolui numa apresentação sequencial dos diferentes meios florísticos que o rodeiam.

Encontro: Frente ao Altice Arena – Alameda dos Oceanos 2.13.01

 

Jardins Parque Florestal de Monsanto

Sáb: 13h30-17h

Deixe-se levar no tempo até meados do século XX e visite o Parque Florestal de Monsanto, arborizado a partir de 1938 e pensado para ser visitado por recurso ao automóvel. Ocupando o monte de Monsanto, então uma área de fraca vegetação situada no estremo poente da cidade, é hoje uma floresta madura com áreas ajardinadas de eleição que merecem visitas guiadas por especialistas,

Encontro: Marquês de Pombal

Marcação prévia: mailto:info@agulhamagnetica.pt


Local:

Rua de São Bernardo, nº 70, 3º 916 126 556 http://agulhamagnetica.pt

Administrativo: geral@agulhamagnetica.pt
Informações/reservas: info@agulhamagnetica.pt