Este evento já ocorreu.

Pieter Hugo

Between the Devil and the Deep Blue Sea

artes
5 julho a 7 outubro 2018
vários horários
MAC/CCB
Pieter Hugo

Pieter Hugo (Joanesburgo, 1976) é um fotógrafo do período pós-colonial, que assistiu ao fim do apartheid, em 1994. Interessa-lhe captar as dissonâncias sociais e a extrema vulnerabilidade das sociedades contemporâneas, em particular no continente africano.

 

É através do seu olhar – que nos devolve – que pretende que observemos o presente/passado como ponto de partida para uma reflexão mais profunda sobre o que queremos para o nosso futuro. Fá-lo de uma forma absolutamente notável, revelando uma sensibilidade e um respeito extremos: retratando as pessoas em situações de grande fragilidade sem que aquelas percam a sua dignidade e identidade, e provando que é possível ao ser humano manter a sua força, mesmo nas situações de maior adversidade.

 

Após ter sido apresentada no Kunstmuseum Wolfsburg e no Museum für Kunst und Kulturgeschichte, esta exposição convida a uma incursão por quinze séries fotográficas que foram produzidas pelo artista entre 2003 e 2016. O que é que nos divide e o que é que nos une? Como é que as pessoas vivem sob a sombra da repressão cultural ou do domínio político? Pieter Hugo aborda estas questões nos seus retratos, nas suas naturezas-mortas e nas suas paisagens. Com a sua máquina fotográfica, percorre todas as classes sociais de uma forma perspicaz, não apenas no seu país natal, a África do Sul, mas também noutras paragens, como o Ruanda, a Nigéria, o Gana, os Estados Unidos e a China. As suas fotografias captam os vestígios visíveis e invisíveis e as cicatrizes das vivências biográficas e da experiência histórica nacional. Hugo mostra especial interesse pelas subculturas sociais, pelo fosso entre o idealizado e o real. As suas imagens apresentam-nos sem-abrigo, albinos, doentes com SIDA, domadores de hienas, serpentes e macacos, pessoas que reúnem ferros-velhos em cenários apocalípticos, atores de Nollywood em trajes e poses impressionantes, assim como a sua família e os seus amigos.

 

Visitas:

15 setembro: 16h

Visita Temática: Classicismo e hibridismos: a paisagem e a natureza-morta na obra de Pieter Hugo

Visita onde se abordam os géneros da paisagem e da natureza-morta presentes na obra de Pieter Hugo, apontando a metáfora e a hibridez como estratégias impulsoras da desconstrução de um certo “classicismo”.

29 setembro: 16h

Visita Temática: Do lirismo ao manifesto: o género do retrato na obra de Pieter Hugo

Domadores de hienas, flores silvestres, coletores de mel…
Nesta, visita temática aborda-se o género do retrato na obra de Pieter Hugo, observando as suas personagens que, num jogo constante entre a ficção e o documento, narram fragilidades e resistências.

 

 

Segunda a domingo, das 10h às 19h (última entrada 18h30)


Ficha técnica:

Curadoria de Uta Ruhkamp

Local:

MAC/CCB

museu
Praça do Império (Centro Cultural de Belém) 213 612 878 https://www.ccb.pt/macccb/