Este evento já ocorreu.

Pós-Pop, Fora do Lugar-Comum

Desvios da «Pop» em Portugal e Inglaterra, 1965-1975

artes
20 abril a 10 setembro 2018
vários horários
Fundação Calouste Gulbenkian
Pós-Pop, Fora do Lugar-Comum

A maioria das obras apresentadas nesta exposição foram produzidas em Inglaterra e Portugal entre os anos de 1965 e 1975, numa época de emergência de novas linguagens artísticas.

Em Pós-Pop, Fora do Lugar-Comum podem ver-se trabalhos de artistas ingleses com um notório desvio da Pop, como Bernard Cohen, Tom Phillips, Jeremy Moon ou Allen Jones, e de artistas portugueses como Teresa Magalhães, Ruy Leitão, Eduardo Batarda, Menez, Nikias Skapinakis, Fátima Vaz, Sérgio Pombo, João Cutileiro ou José de Guimarães.

Teresa Magalhães (1944) Sem Título, 1972. Colagem, caneta de feltro e tinta acrílica sobre cartolina. Coleção particular. Foto: Paulo Costa

 

O pensamento interventivo que estes artistas desenvolvem sobre o próprio objeto artístico enquanto tal é o laço comum entre todos eles. A obra realizada por Teresa Magalhães em finais dos anos 60, praticamente inédita até hoje, exemplifica esta assimilação. Já a obra de Ruy Leitão, desenvolvida em Londres e estimulada por um contexto académico muito informado, situa-se numa zona de afastamento crítico que Ana Vasconcelos e Patrícia Rosas Prior, as curadoras da exposição, designaram de pós-pop.

Quarta a segunda, das 10h às 18h


Ficha técnica:

Curadoria de Ana Vasconcelos e Patrícia Rosas Prior

Local:

Fundação Calouste Gulbenkian

fundação, museu, biblioteca, auditório
Avenida de Berna, 45A 217 823 000 http://www.gulbenkian.pt