Este evento já ocorreu.

Rita Ilhéu

Espectro visível

artes
4 setembro a 18 setembro 2021
vários horários
Espaço Espelho d’Água
Rita Ilhéu

Espectro Visível é um projeto que pretende unir a fotografia com a natureza e a cultura. As obras são apresentadas em séries de quatro imagens, onde a mesma fotografia em diferentes espectros de cor leva o público a explorar as suas próprias emoções. Para experimentar este fenómeno, Rita Ilhéu convida o observador a analisar cada imagem da obra de maneira individual antes de a observar como um todo.

Desta forma, o que se propõe é que cada pessoa tenha a perceção do impacto das diferentes frequências de luz na arte. A cor é uma sensação. Só existe enquanto impressão sensorial provocada em alguém. Mas não só na cor se baseia este projeto. As fotografias expostas retratam animais selvagens em meio natural e em cativeiro.
As imagens foram captadas na África do Sul (Kruger Safari Park – 2018) e em Portugal (Badoca Safari Park, 2018 e Jardim Zoológico de Lisboa, 2020).
Nesta viagem pelo reino animal por onde nos guia a artista, é possível criar uma relação de proximidade com cada um dos sujeitos retratados que nos faz refletir sobre a ligação que nós, humanos, temos com os seres irracionais.

O espetador é desafiado a olhar para o retrato de um animal da mesma forma que olha para o de uma pessoa, para que se deixe mergulhar nas histórias e na reflexão subjacente a estas. Tudo o que somos e tudo o que nos rodeia é constituído de átomos e partículas, que em outros tempos flutuavam na imensidão do espaço sideral; a origem da existência é apenas uma onde tudo está interligado, portanto o humano e os outros seres vivos são, na verdade, complementares.

Segunda a sábado, das 11h às 22h30, domingo, das 10h30 às 22h30


Local: