Este evento já ocorreu.

Sábados em Família

Cinema em junho

cinema
2 junho a 30 junho 2018
sáb: 15h
Cinemateca Júnior
Sábados em Família

Todos os sábados, a Cinemateca Júnior proporciona aos mais novos, e não só, o reencontro com obras que fazem a memória do cinema.

 

VICTORY | Fuga para a Vitória

de John Huston com Sylvester Stallone, Pelé, Max von Sydow, Michael Caine, Bobby Moore

Estados Unidos, 1981 – 115 min | legendado em português | M/12
VICTORY (também conhecido por ESCAPE TO VICTORY) é uma curiosa incursão do cinema americano nos domínios do futebol. Curioso porque, como se sabe, o futebol é pouco praticado nos EUA. A ação tem lugar durante a Segunda Guerra Mundial: para fins de propaganda, um grupo de oficiais nazis organiza um jogo entre uma equipa alemã e uma equipa de prisioneiros de guerra dos países aliados. Os prisioneiros (um dos quais Pelé, que desenhou os lances do jogo final) aceitam a proposta pensando no jogo como hipótese de fuga. Não é o mais entusiasmante filme de Huston, mas foi um dos mais populares do seu período final.
2 jun: 15h

 

A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki

SEN TO CHIHIRO NO KAMIKAKUSHI | A Viagem de Chihiro

de Hayao Miyazaki

Japão, 2001 – 125 min | legendado em português | M/6
A VIAGEM DE CHIHIRO deu o reconhecimento mundial ao realizador Hayao Miyazaki, dos seus pares, da crítica e do público, sendo premiado com o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar da Melhor Animação. A personagem central deste filme, como é habitual em Miyazaki, é uma menina, a pequena Chihiro, que com os seus pais vai mudar de cidade. Durante a viagem, perdem-se, indo parar junto a um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, decidem entrar no túnel e chegam a uma cidade onde não vêm nenhum habitante. Os pais decidem comer a comida de uma das lojas, enquanto a menina passeia. Quando ela regressa os pais estão enfeitiçados. É o início da “viagem de Chihiro” por um mundo fantasmagórico, povoado por seres extravagantes.
9 jun: 15h

 

Zazie no Metro, de Louis Malle

 

ZAZIE DANS LE METRO | Zazie no Metro

de Louis Malle com Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Hubert Deschamps, Carla Marlier, Annie Fratellini, Jacques Dufilho

França-Itália, 1960 – 89 min | legendado em português | M/12
Adaptação do conhecido romance homónimo de Raymond Queneau, poeta do absurdo. Zazie é uma garota que a mãe envia de visita ao tio que vive em Paris, acabando por fugir para ir ver o que mais lhe interessa, o Metro. Mas a descoberta é pontuada pelos mais estranhos, insólitos e divertidos (e mesmo ameaçadores!) encontros.
16 jun: 15h

 

O Sonho de uma Noite de São João, de Ángel de la Cruz

 

EL SUENO DE UNA NOCHE DE SAN JUAN | O Sonho de uma Noite de São João

de Ángel de la Cruz y Manolo Gómez Espanha, Portugal, 2005 – 83 min | dobrado em português | M/6
Esta longa-metragem de cinema de animação, realizada pela dupla Ángel de la Cruz y Manolo Gómez, tem uma particularidade rara: a sua produção é espanhola e portuguesa, o filme foi feito em computador e concebido em 3D, embora a cópia que iremos ver seja em 2D. O SONHO DE UMA NOITE DE SÃO JOÃO é uma adaptação livre da genial e inventiva obra de William Shakespeare “Sonho de uma Noite de Verão”. No filme e na peça somos envolvidos por um mundo surreal, onde o onírico se cruza com as lendas populares.

23 jun: 15h

 

Moonrise Kingdom, de Wes Anderson

 

MOONRISE KINGDOM | Moonrise Kingdom

de Wes Anderson com Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Estados Unidos, 2012 – 94 min | legendado em português | M/12
Coescrita com Roman Coppola, a sétima longa-metragem de Wes Anderson põe as suas personagens numa ilha da costa de Nova Inglaterra nos anos sessenta e segue dois estranhos miúdos que se apaixonam e decidem fugir juntos, levando famílias e autoridades a seguir no seu encalço. MOONRISE KINGDOM é também “uma tragicomédia da vida adulta” e “tem um ritmo velocíssimo, as cenas, por vezes muito curtas, quase se encavalitam umas nas outras; a quantidade de ‘informação visual’ a cada plano chega a ser impressionante, o que diz tanto sobre o rigor da composição de cada enquadramento como sobre o trabalho de ‘animação’ do mundo e do décor” (Luís Miguel Oliveira).

30 jun: 15h


1,10 € - até aos 16 anos
3,20 € - adultos

Local: