Este evento já ocorreu.

Stimmung

Karlheinz Stockhausen/ Coro Gulbenkian

música
5 abril a 6 abril 2019
22h00
LuxFrágil
Stimmung

Stimmung (1968) é uma das mais notáveis e fundamentais obras de Karlheinz Stockhausen, um dos maiores compositores do séc. XX. Concebida para seis vozes solistas, a obra é agora deslocada, numa resposta ao seu radicalismo e ao seu sentido de religiosidade, para um dos templos da nossa contemporaneidade, uma discoteca (Lux), no contexto da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

Em resposta a uma encomenda para o Collegium Vocale da Rheinische Musikschule de Colónia, Stockhausen inspirou-se numa viagem ao México para dar forma a Stimmung. Ao longo de um mês, o seu interesse e consequente exploração das ruínas maias e aztecas, assim como os rituais (“alguns muito cruéis”) que ali tinham lugar, levaram-no a tentar imaginar-se parte daqueles povos, assistindo às suas cerimónias: “tendo-me tornado um maia, um tolteca, um zapoteca ou um azteca – tornei-me parte do povo”.

De regresso, ao instalar-se com a família em Long Island, passaria para a música a sua relação com a arquitetura dos templos – subindo em ascensão ao céu e com faces indutoras de quietude ou de mudanças bruscas. A obra é baseada em séries harmónicas e compõe-se de 51 secções, com evocação de Nomes Mágicos (de deuses) e a interpretação de poemas que definem o aspecto meditativo e o simbolismo da obra.

Bilhetes à venda na Ticketline.


Ficha técnica:

Pedro Amaral, direção artística; Solistas do Coro Gulbenkian: Verónica Silva e Rosa Caldeira, sopranos; Joana Esteves, contralto; Frederico Projecto e João Afonso, tenores; e Pedro Casanova, baixo.


10 €

Local:

Av. Infante D. Henrique, Armazém A, Cais da Pedra a Sta. Apolónia 218 820 890 https://www.luxfragil.com/