Sabores de Outono

O melhor da gastronomia regional em Lisboa

Sabores de Outono

Com a chegada do outono os dias convidam ao recolhimento, ao conforto e à boa mesa. Fomos por isso ao encontro de lojas que, em Lisboa, comercializam o que Portugal tem de melhor para oferecer a nível gastronómico. Descobrimos produtos únicos que nos aconchegam o estômago e a alma e nos transportam até Trás-os-Montes, Alentejo, e aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Os simpáticos responsáveis e gerentes de quatro espaços de Lisboa apresentam de seguida alguns dos tesouros da gastronomia nacional.

Paula Mousinho e António Sales Nobre

Pastelaria Condes da Praia

Depois de se juntarem, como sócios, à padaria e pastelaria de fabrico próprio, Saquinho Dourado (localizada em Cascais e Caxias), Fabíola Landeiro e o marido António Sales Nobre quiseram apostar em algo diferente relacionado com a doçaria açoriana.

Escolheram a queijada menos conhecida – Conde da Praia – por ser a preferida de Fabíola e por estar ligada à sua naturalidade (a cidade Praia da Vitória, na Ilha Terceira). Anita Rocha, a confeiteira detentora da receita original, foi outra importante aliada para apresentar ao mundo o delicioso doce.

Foi este o ponto de partida para, recentemente, abrirem uma nova pastelaria em Lisboa que tem como gerente Paula Mousinho e que é o único espaço na capital que vende as queijadas e onde se encontram também outos produtos tradicionais açorianos como os bolos lêvedos (pão doce) ou os licores Abelhinha, feitos com aguardente vínica à base de mel.

Largo da Graça, 98

 

Edgar Marim

Mercearia Alentejano do Bairro

O melhor do Alentejo encontra-se no bairro de Benfica, numa mercearia que existe há vários anos e que tinha como proprietário um alentejano. Em 2021, quando o antigo dono quis deixar o estabelecimento, Edgar Marim, também ele alentejano, natural de Mina de São Domingos, resolveu pegar no negócio e investir num sonho antigo: vender produtos da sua terra natal.

A clientela é muito variada, há até quem venha de propósito do Barreiro para comprar produtos que já não encontra “nem no Alentejo de origem”. Neste pequeno, mas muito acolhedor espaço, o difícil é escolher entre as muitas especialidades: empadas alentejanas, torresmos do rissol, bolos da massa do pão, costas de torresmos, bolêma de gila, sericaia, queijos, compotas caseiras, enchidos, vinhos e pão, que chega todos os dias de diferentes partes do Alentejo.

Estrada de Benfica, 522B | T.933 836 478

 

Sara Lopes e João Martinho

Charcutaria Pitéu Transmontano

Situada numa zona movimentada, esta charcutaria tradicional, especializada em carnes curadas e embutidos feitos com ingredientes locais e métodos artesanais seculares, já existe há mais de uma década. Sara Lopes e o namorado João Martinho são, no entanto, os proprietários mais recentes do espaço que pertencia a um primo.

Sara tem raízes familiares na aldeia transmontana de Macedo de Cavaleiros e João sempre esteve ligado à agricultura. Este facto, aliado à vontade de ajudar pequenos produtores e a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, levou-os a investir no projeto.

Das muitas iguarias à venda destacam-se os produtos de fumeiro – alheiras, butelos, azedos e presuntos de Mirandela, Vinhais e da Região do Barroso -, a carne mirandesa, os pastéis de Chaves, os covilhetes de Vila Real, as cascas ou casulas e ainda pão, azeites, vinho, queijo, castanhas e licores de ginja e cereja transmontana.

Largo Dona Estefânia 6A | T.910 947 215

 

Tiago Milheiro

Mercearia Poncha LX

Depois de muitas viagens à Madeira, Tiago Milheiro e Ricardo Costa, amigos de longa data, resolveram trazer até Lisboa as melhores iguarias madeirenses. O recente espaço, aberto desde maio deste ano, oferece uma seleção de doçaria tradicional, como broas de mel e manteiga, paciências, palitos de cerveja, diferentes variedades de mel, rebuçados de funcho, o icónico bolo de mel, saborosas queijadas e, claro, vinho da Madeira e poncha.

Quando a gerente Joana Pires se juntou à equipa, a ementa foi enriquecida com os “dentinhos”, petiscos gratuitos que acompanham as bebidas: tremoços temperados e amendoins, linguiça picante, saladinha de feijão ou queijo temperado. Há ainda pregos de vaca e de atum fresco com cebolada e vinho da Madeira e Nikitas, uma bebida refrescante que combina gelado com maracujá ou ananás.

Aqui, todos os produtos têm origem na “ilha das flores”, desde a água engarrafada aos refrigerantes, até à cerveja Coral.

Largo do Terreiro do Trigo, 12 | T.968 440 474