Os dias de Natalia Green

As sugestões da cantora e guitarrista brasileira para esta semana

Os dias de Natalia Green

Natalia Green é uma das três cantautoras das Rainhas do AutoEngano. Com concerto marcado para 13 de abril, no Bota, a artista partilha as suas sugestões culturais para esta semana: um espetáculo de dança, um livro, dois filmes e uma canção para descobrir.

As Rainhas do AutoEngano são um trio constituído pela portuguesa Madalena Palmeirim e pelas brasileiras Kali Peres e Natalia Green. Cantam repertório original em diferentes idiomas, compondo em português e francês. O cavaquinho, as guitarras acústicas e o baixo acompanham as vozes do trio numa dança entre a pop, a bossa nova, a MPB ou o folk. O primeiro single, Eu Jurei, foi lançado em 2021, e desde aí que as Rainhas não param de levar a sua música pelo país fora. O primeiro disco está para breve e os preparativos já começaram: “neste momento é um work in progress”, adianta Natalia. A ideia é lançar o álbum ainda em 2025: “espero que até ao fim do ano esteja pronto”, confessa. Para que isso possa acontecer, em julho, o trio irá fazer uma residência artística em Idanha-a-Nova, para ganhar inspiração. A 13 de abril, apresentam-se no Bota Anjos, num concerto que se espera aconchegante e emotivo.

We Call It Flamenco

11 de abril, às 19h30 e 21h30
Cineteatro Capitólio

Um espetáculo de dança é a primeira sugestão de Natalia. Caso de sucesso que já passou por mais de 20 cidades, We Call It Flamenco é dividido em quatro atos e combina cante (canto), baile (dança) e toque (música). No Capitólio, diversos bailarinos, vestidos com os tradicionais mantones (xailes de manila) e trajes de flamenca (vestidos de flamenco), vão subir ao palco com as suas coreografias de flamenco hipnotizantes ao som de uma guitarra e da voz de um cantor de flamenco profissional.

O Poder está dentro de si

Livro de Louise L. Hay
Editora: 11 X 17

“Gosto muito deste tipo de livros porque nos fazem refletir e perceber que a nossa força está dentro de nós e não fora. Basta isso para podermos mudar a nossa vida”, diz Natalia. A guitarrista sugere este livro da autora americana Louise Hay, que escreveu mais de uma centena de livros e vendeu mais de 50 milhões de exemplares por todo o mundo. O segredo está na filosofia positiva que procura ajudar as pessoas a melhorarem as suas vidas usando técnicas de desenvolvimento pessoal.

LionA Longa Estrada para Casa

Filme de Garth Davis
Disponível em streaming na Prime Video

Lion – A Longa Estrada para Casa é um dos filmes favoritos de Natalia. O filme baseia-se na história verídica de uma criança de cinco anos que se perde do irmão perto de uma estação de comboios. Depois de entrar numa das carruagens, acaba por ser levado acidentalmente para Calcutá, a 1500 quilómetros de casa. O rapaz sobrevive sozinho durante várias semanas até ser adotado por uma família australiana. 25 anos depois, parte em busca da família biológica. “É lindo, e vale muito a pena ver”, diz.

A Baleia

Filme de Darren Aronofsky
Disponível em streaming na Prime Video

A Baleia, filme que valeu a Brendan Fraser o Óscar de melhor ator em 2023, centra-se na vida de um homem de meia-idade obeso, professor de inglês, que tenta reconciliar-se com a filha adolescente depois de ter abandonado a família anos antes. O guião foi escrito por Samuel D. Hunter, tendo por base a sua peça de teatro com o mesmo nome. “É dos filmes mais bonitos que já vi. É de uma enorme doçura, mas também me deu um tapa na cara. Revi-o há pouco tempo e faz-me sempre soluçar. É muito bonito, mas ao mesmo tempo de uma enorme tristeza”, considera Natalia.

Mynolia

All things heavy

All things heavy é uma descoberta recente; sou apaixonada por essa música”. A instrumentista gosta do lado indie e melancólico da canção de Mynolia, nome artístico da cantora Maja Presnell, que nasceu no Canadá, foi criada na Nova Zelândia e vive atualmente em Berlim. O seu primeiro disco (com o mesmo nome da canção sugerida por Natalia) saiu em 2022.