As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 18 de maio
![As estreias da semana](https://www.agendalx.pt/content/uploads/2023/05/Poster-A-SINDICALISTA-e1684312717498.jpg)
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia, em exclusivo no Cinema Fernando Lopes, de Fato de Macaco, documentário ficcionado de André Costa, filmado no Bairro dos Pescadores, Bairro do Grito do Povo e no centro da cidade de Setúbal que através de testemunhos reais aborda as lutas e atos de resistência dos trabalhadores da região. Também esta semana chega às salas A Sindicalista, de Jean-Paul Salomé, baseado na caso real da sindicalista Maureen Kearney e protagonizado por Isabelle Huppert.
Fato Macaco
De André Costa, com Rui Paixão
POR, 2023, 48 min.
O documentário segue a vida de um artista de rua, trabalhador incansável, que recolhe o lixo e os testemunhos dos outros a fim de construir um lugar de memória coletiva, no Bairro dos Pescadores, em Setúbal.
A Sindicalista
De Jean-Paul Salomé, com Isabelle Huppert, Pierre Deladonchamps, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison
FRA/ALE, 2022, 121 min., M/12
Filme inspirado no caso real de Maureen Kearney, uma representante sindical de uma multinacional francesa de energia nuclear, que denunciou um escândalo empresarial com repercussões políticas. Retrata os contornos políticos e mediáticos da história da representante sindical que, após denunciar acordos secretos entre a multinacional francesa de energia nuclear Areva e a China, é agredida violentamente em sua casa.
Chile, 1976
De Manuela Martelli, com com Aline Küppenheim, Nicolás Sepúlveda, Hugo Medina
CHI/ARG/QAT, 2023, 95 min., M/12
Uma mulher casada e bem estabelecida numa visita à sua casa de Verão vê-se arrastada para a luta política quando o padre local lhe pede ajuda a cuidar de um resistente ferido. Um drama conjugal transforma-se em thriller político, na contraposição entre o conforto conformista e o terror da oposição ao regime de Pinochet, no Chile de 1976.
Marinheiro das Montanhas
De Karim Aïnouz, com voz-off de Karim Aïnouz, Murilo Hause, Viviane Letafy
BRA/FRA/ALE/Argélia, 2021, 95 min., M/12
Uma viagem intimista à Argélia, terra natal do pai do realizador. Luminosa e por vezes transcendental, uma odisseia profundamente sui generis em forma de diário cinematográfico no qual passado, presente e futuro se evidenciam e desvanecem para abrir caminho à exploração de temas fundamentalmente humanos como a identidade, o amor e o destino.
Seca
De Paolo Virzì, com Elena Lietti , Tommaso Ragno , Silvio Orlando , Valerio Mastandrea
ITA, 2022, 97 min., M/12
Três anos sem chuva. Roma secou e a falta de água mudou o modo de vida dos residentes. Numa cidade dominada pela sede e pelas restrições, move-se um enxame de personagens, jovens e velhos, bem-sucedidos e marginalizados, vítimas e algozes. As suas vidas fazem parte do mesmo design e todos buscam a redenção.
Velocidade Furiosa X
De Louis Leterrier, com Tyrese Gibson, Charlize Theron, Jason Statham, John Cena, Jason Momoa
EUA, 2023, 141 min., M/12
Ao longo de várias missões, com probabilidades ínfimas de sucesso, Dom Toretto e a sua família foram mais espertos, mais corajosos e mais velozes do que os adversários que encontraram pelo caminho. Agora, confrontam o rival mais letal com que já se cruzaram: uma ameaça aterradora que emerge do lado mais obscuro do passado, movida pela sede de vingança e determinada a acabar com esta família e destruir tudo e todos os que Dom ama, para sempre.