6.Doc
A Morte de Uma Cidade + Dreaming Walls
O 6.doc é um projeto que resulta da colaboração estreita entre o Doclisboa e o Cinema Ideal e que visa levar às salas filmes programados na última edição do festival.
A partir de 25 de maio são exibidos: A Morte de Uma Cidade, de João Rosas e Dreaming Walls, de Amélie van Elmbt, e Maya Duverdier.
A Morte de Uma Cidade
De João Rosas, com Armando Correia, José Rosa, Nicolas Dalibot, Calisto Belchior, José Francisco, Ismael Alves, Aliou Ba
POR, 2022, 116 min.
No coração do Bairro Alto, mesmo no centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham. O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram.
25 maio: 21h15 sessão com apresentação pelo realizador
27 maio: 21h15 conversa no final da sessão com o realizador e Miguel Ribeiro, diretor do DocLisboa
Dreaming Walls
De Amélie van Elmbt, e Maya Duverdier
BEL/EUA/FRA/HOL/SUE, 2022, 80 min.
O lendário Hotel Chelsea, ícone da contracultura dos anos 1960, cujos residentes e hóspedes regulares incluíram Patti Smith, Jim Morrison e Robert Mapplethorpe, e um refúgio para artistas durante mais de um século, vai reabrir em breve como hotel de luxo. Após oito anos de construção e de viver com andaimes e obras permanentes, cerca de 51 residentes preparam-se para uma convulsão iminente enquanto outros protestam ou se refugiam nos quartos. O filme analisa as origens utópicas que contribuíram para o estatuto mítico do Chelsea e questiona os desafios que enfrenta no futuro.
Local: