Ibsen House
Simon Stone/ Toneelgroep Amsterdam
Dias depois de fechar a cortina sobre a sua encenação de La Traviata de Verdi na Opera National de Paris, Simon Stone (n. 1984) apresenta em Lisboa o espetáculo que marcou a estreia do encenador australiano no Festival de Avignon, em 2017. Confirmado já como um dos mais talentosos criadores da atualidade, Stone começou a dar nas vistas ainda em Melbourne, com a encenação de O Despertar da Primavera de Frank Wedekind. O sucesso levou-o a Sidney, ao Belvoir, onde haveria de assinar uma sensacional versão de O Pato Selvagem, de Ibsen, que fez furor em 2013, no Holland Festival. A partir dai o também ator, realizador e dramaturgo é um dos nomes mais requisitados do teatro europeu, tendo mesmo dirigido o Theater Basel e trabalhado no Young Vic, onde montou uma aplaudida versão de Yerma de Lorca.
Ibsen House inscreve-se na sua colaboração com a conceituada companhia holandesa Toneelgroep Amsterdam, com a qual já trabalhou em Maridos e Mulheres, de Woody Allen, e no clássico Medeia de Eurípedes. Neste espetáculo, Stone inspira-se em personagens e em várias peças do dramaturgo norueguês para contar a história das gerações de uma família e da casa onde habitam. A casa que o patriarca da família construiu por amor à jovem mulher e onde, como diz o encenador, “cada quarto é um capítulo de memória, um lugar de trauma e confronto, mas também de momentos felizes.” FB
Ficha técnica:
Internationaal Theater Amsterdam. A partir de textos de Henrik Ibsen. Simon Stone, autoria e encenação; Aus Greidanus jr., Bart Slegers, Celia Nufaar, Fred Goessens, Hans Kesting, Janni Goslinga, Maarten Heijmans, Maria Kraakman, e participações de Claire Bender, David Roos, Eva Heijnen, interpretação.
9 € a 16 €
Local: