Os Filhos do Colonialismo
Hotel Europa
No seu livro Postmemory Generation (Geração Pós-memória), Marianne Hirsch define o conceito de pós-memória como “a relação que a geração seguinte tem com o pessoal, o colectivo e o trauma cultural daqueles que vieram antes – experiências que são lembradas apenas através de histórias, imagens e comportamento daqueles com quem cresceram”. Uma espécie de memória em segunda mão.
Nesta nova criação, Hotel Europa investiga a relação que as gerações nascidas depois do 25 de Abril têm com o colonialismo português e as memórias que lhes foram transmitidas desses tempos. Este é um espectáculo de teatro documental que trabalha de uma extensa e contrastante recolha de testemunhos colocando em palco os próprios entrevistados a discutir as suas biografias e as dos seus pais, reflectindo como é que o passado colonial se reflecte em Portugal e na Europa de hoje, assim como nos movimentos que exigem a descolonização da história e do pensamento dos antigos países imperiais.
Espetáculo inserido no Ciclo Memórias Coloniais
Ficha técnica:
Hotel Europa. André Amálio e Tereza Havlíčková, criação; Celise Manuel, Cláudia Cláudio, Joana Mealha dos Santos, Paulo Estrela Janganga, Patrícia Cuan, Soraia Ismael e Susana Alves, interpretação.
12 € - (ver descontos)
Local: