Engawa: FluxFest
Temporada de arte contemporânea japonesa
Intitulada Engawa, esta programação parte do conceito que está na base do projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma para o edifício do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, que designa um espaço de passagem, simultaneamente interior e exterior, característico das casas tradicionais japonesas.
FluxFest, o segundo momento de Engawa, é um tributo à participação japonesa no movimento internacional Fluxus, fundado na década de 1960. Entre 8 e 10 de setembro, o CAM propõe uma série de performances, um documentário e uma conversa.
Reunindo diferentes colaborações com artistas e instituições culturais na cidade de Lisboa, a temporada traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos destes pela primeira vez em Portugal.
Este momento da programação inclui uma homenagem a Mieko Shiomi, figura-chave no desenvolvimento do Fluxus; a participação de Christian Marclay, compositor e artista visual, de Ami Yamasaki, vocalista e artista multimédia, e do músico de shō Ko Ishikawa.
Programação completa aqui
Eventos de entrada livre, exceto: "Manga Scroll", de Christian Marclay e Ami Yamasaki (10 euros); "Endless Box: trabalhos de 1999 a 2023, de Mieko Shiomi – I e II (6 a 10 euros); e "Yobi Mizu", de Ami Yamasaki e Ko Ishikawa (10 euros).
Ficha técnica:
Curadoria de Emmanuelle de Montgazon, com Rita Fabiana
Local: