Al_Gharb
Teatro Meridional
Integrado naquele que é um dos projetos mais acarinhados pelo público do Teatro Meridional, o Províncias – onde se inscreveram os espetáculos Para Além do Tejo (2004), Por Detrás dos Montes (2006), Por Causa da Muralha, Nem Sempre se Consegue Ver a Lua (2012), Ca_Minho (2019) e Ilhas (2021) –, Al_Gharb é o resultado de um exaustivo levantamento de cariz antropológico, social, cultural e histórico em torno do território mais a sul de Portugal continental.
À semelhança dessas anteriores criações, Al_Gharb caracteriza-se por ser um espetáculo que não usa a palavra como principal forma de comunicação cénica, elegendo “a especificidade da linguagem gestual, a qualidade do movimento e a consequente expressividade física” para transportar o público numa viagem.
Para além das praias que atraem meio Portugal e tantos turistas estrangeiros durante o verão, o olhar do Meridional sobre o Algarve vai desse litoral irresistível, mas tantas vezes caótico, àquele “silêncio no alto da cordilheira”, oferecendo um panorama singular sobre a riqueza das tradições de gentes ligadas ao mar ou às serras, sobre a multiculturalidade e os tempos que mudam. [texto: Frederico Bernardino/Agenda Cultural Lisboa]
Reservas: bilheteira@teatromeridional.net
Sessão extra: segunda, 11 de dezembro, às 21h
Ficha técnica:
Teatro Meridional com Cine-Teatro Louletano e Teatro das Figuras. Natália Luiza, dramaturgia; Miguel Seabra, encenação; Ana Santos, Emanuel Arada, Nádia Santos, Patrícia Pinheiro, Paulo Mota e Tiago Barreiros, interpretação.
Local: