Solistas do Coro Gregoriano de Lisboa
Liturgia de Santo António
Três solistas do Coro Gregoriano de Lisboa – António Gonçalves, Armando Possante e Simão Andrade – apresentam um programa de homenagem a Santo António, nascido em Lisboa no final do século XII e canonizado logo no início do século XIII, poucos anos após a sua morte.
O programa deste concerto, que se realiza no âmbito da exposição Vita Prima. Santo António em Portugal, centra-se na recriação da estrutura musical da Liturgia da Missa, passando por todas as peças do Próprio que acompanham os principais momentos da cerimónia, nomeadamente o Introitus na entrada do celebrante e o Offertorium e Communio que acompanham as procissões dos momentos correspondentes (Ofertório e Comunhão).
Serão interpretados também o Graduale e o Alleluia, nos quais o coro e o solista respondem às leituras e aclamam de seguida a leitura do Evangelho. A estas peças juntam-se ainda alguns dos cânticos do Ordinário (Kyrie, Sanctus e Agnus Dei), peças de estrutura muito mais simples e que se destinavam a ser cantadas não apenas pela Schola Cantorum, o coro especializado, mas também por toda a assembleia de fiéis. Para além da liturgia da Missa, o Coro Gregoriano de Lisboa interpretará também as cinco antífonas de Laudes, hora litúrgica celebrada normalmente perto da hora do nascer do sol. Dirigido por Armando Possante desde 2011, o Coro Gregoriano de Lisboa foi fundado em 1989 por Maria Helena Pires de Matos e divulga o Canto Gregoriano através do seu estudo e execução, desenvolvendo para esse efeito uma intensa atividade de concertos.
Reservas: reservas@museudelisboa.pt
Local: