Este evento já ocorreu.

Homenagem: Lourdes Castro e Paula Rego

artes
3 fevereiro a 13 abril 2024
Galeria 111
Homenagem: Lourdes Castro e Paula Rego

Lisboa, 1960. Viviam-se tempos de grande repressão política e a juventude partia para as guerras de África. Manuel de Brito, com apenas 35 anos, concretizava o sonho de abrir uma livraria que fosse um lugar de tertúlia e onde se pudessem ver obras de arte, consultar livros e ouvir música. A 3 de fevereiro de 1964, numa pequena sala anexa à livraria, iniciava atividade a Galeria 111. Ali, pretendia mostrar-se as obras de artistas jovens que nunca tinham exposto, como Álvaro Lapa ou António Sena.

A Coleção Manuel de Brito, intrinsecamente ligada ao projeto da galeria, foi feita ao longo dos anos e sempre procurou dignificar os artistas portugueses e ajudar a criar a memória de uma época. Em 2024, celebram-se os 60 anos da Galeria 111 e, como forma de celebração, o Centro de Arte Manuel de Brito, que abriu em janeiro de 2003, apresenta uma exposição comemorativa destas seis décadas, reunindo mais de 200 obras de quase todos os artistas que expuseram na galeria ao longo destes anos.

A Galeria 111 também se junta a esta festa com a exposição Homenagem: Lourdes Castro e Paula Rego, onde é prestado um tributo a duas grandes artistas que, durante meio século, expuseram ali as suas obras e que marcaram o panorama artístico do seu tempo.

A mostra, que quer dar a conhecer um lado mais intimista de ambas artistas, centra-se principalmente na vertente do desenho. De Paula Rego, é possível admirar uma série de oito desenhos originais, nunca mostrados em Portugal, dois trabalhos em pastel e várias gravuras. De Lourdes Castro, podem ser observados cinco desenhos e uma série de 14 offset originais.

Terça a sábado, das 10h às 19h


Local:

Galeria 111

galeria
Rua Dr. João Soares, 5 B 217 977 418 https://111.pt/