As estreias da semana
A partir de 22 de fevereiro nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana estreia Soares é Fixe!, de Sérgio Graciano, uma viagem ao passado e à vida do antigo Presidente da República, Mário Soares. Destaque também para A Sala de Professores, de Ilker Çatak, que narra a história de uma professora dedicada que se vê, implacavelmente, confrontada com as estruturas do sistema escolar. O filme é candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional.
Soares é Fixe!
De Sérgio Graciano, com Tónan Quito, Inês Faria, João Pedro Vaz
POR, 2024, 83 min., M/12
16 de fevereiro de 1986. Mário Soares disputa a segunda volta das Eleições Presidenciais. Com o país dividido entre esquerda e direita e as emoções extremadas, Mário Soares pode ser o único capaz de garantir a estabilidade e a pacificação política e de unir o país. À medida que a noite eleitoral avança, Soares recorda os momentos difíceis da sua vida política, dos tempos da resistência ao Regime, às lutas acesas no período do pós 25 de Abril, à partida para as presidenciais, onde era considerado o candidato menos provável à vitória. As amizades que se perderam pelo caminho, os sacrifícios exigidos à mulher e aos filhos, os riscos tremendos da vida pública, onde se joga a segurança e a própria vida.
A Sala de Professores
De Ilker Çatak, com Leonie Benesch, Leonard Stettnisch, Eva Löbau
ALE, 2023, 98 min., M/12
Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando surge uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.
Piccolo Corpo
De Laura Samani, com Celeste Cescutti, Ondina Quadri
ITA/ESL/FRA, 2021, 89 min., M/12
Uma jovem mulher de luto deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre.
Quatro Filhas
De Kaouther Ben Hania
ALE/FRA/TUN, 2023, 117 min.
Documentário sobre a vida de Olfa, uma mulher tunisiana e mãe de quatro filhas. Um dia, as duas filhas mais velhas desaparecem. Para preencher a sua ausência, a realizadora Kaouther Ben Hania recorre a atores profissionais e constrói um mecanismo cinematográfico extraordinário para revelar a história de Olfa e das suas filhas. Uma viagem íntima cheia de esperança, rebelião, violência e irmandade, que questionará os valores das nossas sociedades.
Iron Claw
De Sean Durkin, com Zac Efron, Jeremy Allen White, Harris Dickinson, Maura Tierney
RU/EUA, 2024, 130 min., M/14
A história verídica dos inseparáveis irmãos Von Erich, que fizeram história no mundo intensamente competitivo do wrestling profissional no início da década de 1980. Entre tragédias e triunfos, à sombra do autoritário pai e treinador, os irmãos tentam conquistar a imortalidade no maior palco desportivo.
Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – Treino Hashira
De Haruo Sotozaki, com (vozes) Kengo Kawanishi, Natsuki Hanae, Akari Kitô
JAP, 2024, 103 min.
Exibição do episódio 11 do Swordsmith Village Arc, apresentando a conclusão da feroz batalha entre Tanjiro e Upper Four, Hantengu e o triunfo de Nezuko sobre o sol, exclusivo em cinemas pela primeira vez. É seguido pelo Episódio 1 do Arco de Treino Hashira, apresentando o início do treino conduzido pelo Hashira em preparação para a aguardada batalha final contra Muzan Kibutsuji, também este mostrado pela primeira vez.
Uma Aventura no Expresso Cattle Hill (VP)
De Will Ashurst
NOR, 2023, 70 min., M/6
E se houvesse uma semente que pudesse crescer sem chuva e sem sol, mesmo sem solo? O genial porco inventor Albert Einswein tem com sua super semente a solução para Cattle Hill, que está com dificuldades de abastecimento.