As estreias da semana
A partir de 21 de março nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana destaque para a estreia de A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, que depois de, em 2018, terem filmado Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos com os índios Krahô, regressam à comunidade, na região Tocantins, no Brasil, para retratarem a luta destes índios pela terra e suas as diferentes formas de resistência.
A Flor do Buriti
De João Salaviza e Renée Nader Messora
POR/BRA, 2023, 123 min.
Um retrato da resistência da comunidade Krahô, no Brasil, onde os índio lutam pela terra. A história inicia-se quando, em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a ditadura brasileira. Hoje, perante novas ameaças, os Krahô continuam a reinventar, a cada dia, infinitas formas de resistência.
O Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa
De Michel Ocelot
FRA/BEL, 2022, 83 min., M/6
Três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos. Um filme animado que viaja por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protetores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece.
Mataram o Pianista
De Fernando Trueba e Javier Mariscal
ESP/POR/FRA/PER/Países Baixos, 2023, 103 min.
Um jornalista de Nova York (voz de Jeff Goldblum) inicia uma investigação para descobrir a verdade por trás do trágico e misteriosos desaparecimento do jovem e virtuoso pianista brasileiro Tenório Jr., levando a uma jornada que comemora a época da Bossa Nova brasileira e a liberdade criativa que caracterizou a raiz deste movimento, tendo como pano de fundo a contrastante brutalidade dos regimes ditatoriais que, nos anos 60 e 70, emergem na América Latina.
Obrigado, Rapazes
De Riccardo Milani, com Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giorgio Montanini
ITA, 2023, 117 min.
Antonio, um ator apaixonado pela representação mas sem sucesso na carreira, faz dobragens de filmes pornográficos. Perante a falta de ofertas de emprego resolve trabalhar como professor de teatro numa prisão. Segue-se uma história de renascimento pessoal e coletivo. Remake de Um triomphe, de Emmanuel Courcol, baseado na história verídica do ator sueco Jan Jonson.
Arthur – Amigo para sempre
De Simon Cellan Jones, com Mark Wahlberg, Nathalie Emmanuel, Simu Liu
EUA, 2024, 108 min., M/12
Ao longo de dez dias e 435 milhas, o aventureiro profissional Michael Light e um astuto cão de rua chamado Arthur criam um vínculo inquebrável. Baseado numa história verídica, o filme segue Light, desesperado por uma última oportunidade de vencer, enquanto convence um patrocinador a apoiá-lo e a uma equipa de atletas para o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura na República Dominicana. À medida que a equipa é levada ao limite, Arthur redefine o verdadeiro significado de vitória, lealdade e amizade.
Caça-Fantasmas – O Império do Gelo
De Gil Kenan, com Mckenna Grace, Paul Rudd, Carrie Coon
EUA, 2024, 115 min, M/12
A família Spengler regressa ao local onde tudo começou – o icónico quartel de bombeiros de Nova Iorque – para se juntar aos Caça-Fantasmas originais, que desenvolveram um laboratório ultrassecreto elevando a destruição de fantasmas a um nível nunca antes visto. Mas quando a descoberta de um artefacto antigo liberta uma força maligna, novos e velhos Caça-Fantasmas unem forças para proteger o seu lar e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
The Bricklayer – Missão Mortal
De Renny Harlin, com Aaron Eckhart, Nina Dobrev, Tim Blake Nelson
BUL/GREC/EUA, 2023, 110 min., M/14
Alguém está a chantagear a CIA, a assassinar jornalistas estrangeiros, fazendo com que a Agência pareça responsável. Quando o mundo se começa a unir contra os EUA, a CIA tem de retirar da reforma o seu agente mais brilhante, levando-o a enfrentar o seu passado acidentado, ao mesmo tempo que desvenda uma conspiração internacional.
A Melodia do Mal
De Erlingur Thoroddsen, com Charlotte Hope, Julian Sands, Oliver Savell
EUA, 2023, 95 min., M/16
Uma jovem compositora recebe a oportunidade da sua vida quando é encarregue de terminar o concerto do seu falecido mentor. Em pouco tempo descobre que tocar a música traz consequências mortais, levando-a a descobrir as origens perturbadoras da melodia e a força maligna que despertou.