Felizmente há Luar!
Alexandre Delgado
Baseada na tentativa frustrada de revolta liberal de 1817, a peça de Luís de Sttau Monteiro recria a sequência de acontecimentos históricos que, no Portugal sob dominação inglesa, levaram à prisão e ao enforcamento o seu líder, Gomes Freire, pelo regime de Beresford, com o apoio da Igreja. Politicamente empenhada e legível à luz do que era o país na década de 60 do século passado, esta alegoria à ditadura salazarista, marco incontornável do teatro português, é agora revisitada numa ópera com música e libreto de Alexandre Delgado.
Encomendada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa ao compositor, esta é “uma homenagem à revolução que restaurou a democracia em Portugal”, que dado o contexto da celebração dos 50 anos do 25 de Abril adquire “uma ressonância ainda mais profunda”. Com encenação do espanhol Allex Aguilera e direção musical de Osvaldo Ferreira. FB
Espetáculo abrangido pelo Passe Cultura CML/EGEAC, disponível apenas na bilheteira do São Luiz Teatro Municipal.
Incluído na programação Festas de Abril 2024.
Ficha técnica:
Orquestra Filarmónica Portuguesa e ProART. A partir de Luís de Sttau Monteiro. Alexandre Delgado, música e libreto; Allex Aguilera, encenação; Osvaldo Ferreira, direção artística e musical; Sílvia Sequeira, Raquel Mendes, Tiago Amado Gomes, Carlos Guilherme, André Henriques, Christian Lujan e Pedro Cruz, interpretação.
12 € a 15 €
Local: