As estreias da semana
A partir de 1 de maio nos cinemas
Esta semana, vários filmes estreiam um dia antes do habitual. Destaque para Mãe, primeira longa-metragem do realizador madeirense João Brás, uma obra inspirada em Dolores, avó do cineasta, que sofre de Alzheimer. Destaque também para Não Esperes Demasiado no Fim do Mundo, o mais recente filme do aclamado realizador romeno Radu Jude, e para Dupla Obsessão, um thriller psicológico que tem como protagonistas Anne Hathaway e Jessica Chastain.
Mãe
De João Brás, com Teresa Faria, Diogo Tavares, Gabriel Pacheco, Christelle Caboz
POR, 2023
Abalada por uma demência degenerativa, enquanto a sua memória se dissipa no tempo, Dolores desvanece-se. Na esperança de recuperar recordações de um passado, os seus filhos Mário e Samuel mudam-se para a ilha da Madeira, tentando proporcionar melhores condições de vida para a sua mãe. No entanto, os dias tornam-se longos e desafiantes enquanto Dolores fica cada vez mais dependente.
Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo
De Radu Jude, com Ilinca Manolache, Ovidiu Pîrsan, Nina Hoss
ROM/FRA/LUX/CRA, 2023, 163 min., M/16
Uma assistente de produção sobrecarregada e mal paga, tem de circular pela cidade de Bucareste com o objetivo de filmar castings para um vídeo sobre segurança no trabalho, encomendado por uma multinacional. Ao longo do percurso conhece uma série de personagens fascinantes e variadas que a ajudam a moldar a sua visão do mundo.
Dupla Obsessão
De Benoît Delhomme, com Anne Hathaway, Jessica Chastain, Josh Charles, Anders Danielsen Lie
EUA, 2024, 94 min.
Duas grandes amigas e vizinhas, Alice e Céline, têm vidas perfeitas nos subúrbios dos anos 60, mas a harmonia é destroçada por um trágico acidente com o filho de uma delas. Culpa e paranóia vão crescendo, revelando o lado mais sombrio do amor maternal.
A Teoria Universal
De Timm Kröger, com Jan Bülow, Olivia Ross, Hanns Zischler
SUI/AUS/ALE, 2023, 118 min., M/12
1962, no comboio a caminho dos Alpes Suícos Johannes, um promissor doutorado em Física Quântica, e o seu orientador, Dr. Julius Strathen, dirigem-se para um Congresso Internacional de Física onde um cientista iraniano irá apresentar uma teoria revolucionária. Mas, um encontro inesperado traz à tona conflitos antigos que têm consequências inesperadas na vida do jovem estudante.
Rosalie
De Stéphanie Di Giusto, com Nadia Tereszkiewicz, Benoît Magimel, Benjamin Biolay, Guillaume Gouix
BEL/FRA, 2023, 115 min.
Rosalie tem rosto e corpo cobertos de pelos desde o nascimento. Apesar da diferença, Rosalie recusa a tornar-se uma mera aberração e depila-se regularmente. Tudo muda quando se casa com Abel, que desconhece o seu segredo e a quem Rosalie acaba por contar a verdade.
Profissão: Perigo
De David Leitch, com Ryan Gosling, Emily Blunt, Hannah Waddingham
EUA, 2024, 114 min., M/12
Um duplo de cinema que superou, recentemente, um acidente que quase levou ao fim da sua carreia, tem que encontrar uma estrela de cinema desaparecida, desvendar uma conspiração e tentar reconquistar o amor da sua vida, enquanto faz o seu arriscado trabalho.
Mátria
De Álvaro Gago, com María Vázquez, Santi Prego, Tatán
ESP, 2023, 99 min.
Numa aldeia piscatória galega, a vida de Ramona é uma azáfama constante. Sempre a sacrificar tudo pelo futuro da filha, Ramona será forçada a olhar para dentro de si e a pensar que, talvez, haja uma nova razão de viver.
A Arca de Noé – A Aventura
De S. Machado, Alois Di Leo com (vozes) Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga
BRA/HOL/IND/EUA, 2024, 84 min., M/6
Uma divertida fábula política que tem como protagonistas dois ratos boémios inspirados em Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A música e a poesia surgem como contraponto à crueldade e à tirania dos animais dominantes.
Estreias 2 de maio:
A Sombra de Caravaggio
De Michele Placido, com Riccardo Scamarcio, Louis Garrel, Isabelle Huppert
FRA/ITA, 2022, 120 min.
Itália, 1620. Caravaggio, um dos mais brilhantes pintores, vai contra as regras da Igreja na forma como representa os temas religiosos. O Papa ordena aos serviços secretos do Vaticano que investiguem e decidam se o pintor merece ou não clemência na sentença de morte que lhe foi aplicada por matar um homem.
Suaves e Silenciosas
De Beth de Araújo, com Stefanie Estes, Olivia Luccardi e Dana Millican
EUA, 2022, 92 min.
Emily, supremacista branca e professora primária, reúne-se com um grupo de mulheres que pensa como ela. Quando param na loja local para comprar bebidas, uma altercação entre duas irmãs asiáticas mestiças e o grupo de mulheres brancas, desencadeia uma série de eventos. Em exclusivo no Cinema Fernando Lopes.